Atividade na Seduc celebra o Dia da África
Publicação:

A Secretaria de Estado da Educação organizou nesta quarta-feira (25), evento alusivo ao Dia da África, comemorado na data. A atividade de reflexão ocorreu na Praça Luiz Quartieri Filho, e contou com a apresentação de objetos da cultura africana, de telões com imagens e mensagens referentes ao continente africano e seu povo. Também foi realizada uma homenagem a um dos grandes defensores da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil, Abdias do Nascimento, falecido nesta terça-feira (24), aos 97 anos.
A data é celebrada em decorrência da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA) em 1963. A partir de 1972 recebeu reconhecimento da ONU como uma data de luta contra o Colonialismo e o Apartheid e pela emancipação dos países africanos.
Para a coordenadora de Diversidade do Departamento Pedagógico da Seduc, Eliane Almeida de Souza, a Secretaria está construindo e executando ações relativas a Lei 10.139. ?A data é importante, pois fortalece a inserção da cultura e história da África nas escolas, de forma interdisciplinar, e apresentando a importância deste continente, sua cultura, povos e história?, explicou
Para a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, é importante a ocorrência deste tipo de atividade na Seduc. ?É muito importante estas atividades, que oportunizem a divulgação de aspectos fundamentais das nossas ações que chegam as escolas, como este trabalho desenvolvido para celebrar o dia da África?, declarou.
Dia da África
Em 25 de Maio de 1963, 32 chefes de Estado africanos, dos 42 países que compõem o continente, reuniram-se em Adis Abeba, capital da Etiópia, com o objetivo de traçar uma estratégia comum contra a subordinação imposta pelos colonizadores.
Na reunião, esses líderes criaram a Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana (UA), com o propósito de libertar o continente das garras do colonialismo e do Apartheid, bem como a promoção da emancipação dos povos africanos, que ao longo de vários séculos viam as suas riquezas naturais e humanas serem roubadas pelos europeus.
Dada a importância do evento, em 1972, as Nações Unidas instituíram o 25 de Maio como Dia da Libertação de África, de modo a dar ênfase à luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação.