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As linguagens em diálogo foi foco de encontro em Ijuí

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36ª CRE
Na segunda e terça-feira (11 e 12), aconteceu o evento ?Interdisciplinaridade: As linguagens em diálogo?, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no campus da Unijuí. Cerca de 300 professores das 14ª, 17ª, 21ª, 32ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação do Estado estiveram presentes. A abertura foi realizada na manhã de segunda-feira (11), no Salão de Atos da Unijuí, e iniciou com a palestra ?Interdisciplinaridade na democratização de acesso às artes: Quem canta dança, quem dança encena, quem encena pinta o palco com seu corpo. O corpo é sonoro, e com ele pinto e danço?, ministrada por Jonas Tarcísio Reis - mestre em Educação pela UFRGS e especialista em Ensino e Expressão pela FEEVALE, licenciado em Música e Pedagogia. Já na manhã de terça o evento deu continuidade com as palestras: ?Docência dialógica escuta e coexistência das diferentes linguagens na construção do conhecimento?, ministrada pela pedagoga e especialista em Educação Infantil, mestre em educação e doutoranda em Informática na Educação pela UFRGS, Maribel Selli. Na sequencia, ?Educação Politécnica e Interdisciplinaridade: concepção metodologia e expressão de resultados? sob a responsabilidade do professor Jorge Luiz Ayres Gonzaga, mestre em Educação pelo IPA, licenciado em história, professor da REE-RS e coordenador adjunto da 1ª CRE. Durante à tarde dos dois dias de evento foram realizadas oficinas a respeito do tema em foco. Ao todo, foram cinco oficinas, onde cada professor pode participar por uma de sua preferencia. A professora Nelci Andreatta Kunzler, assessora em arte da 36ª CRE, ressalta que o evento oportunizou possibilidades sobre a construção do conhecimento com o uso das linguagens nas escolas. ?Esta formação aprofundará a discussão da música na escola, observando a existência da Lei 11.769/08 e do parecer nº 1.098/2011 do CEED que dispõe sobre a obrigatoriedade do conteúdo da Música na Educação Básica. O evento proporciona um dialogo interdisciplinar entre os professores, trazendo a reflexão de como a música pode ser utilizada em trabalhos coletivos de arte ou na interação com conteúdos de outras linguagens, seus códigos e tecnologias?, afirmou.
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