Alunos do Ciep mostraram conhecimento em mostra pedagógica
Publicação:

Os alunos da Escola Estadual Virgilino Jayme Zinn (Ciep), de Cachoeira do Sul, mostraram conhecimento durante a mostra pedagógica promovida nesta quinta-feira (20). Os resultados de 60 pesquisas feitas ao longo de 2014 durante o Seminário Integrado foram expostos pelos estudantes do Ensino Médio Politécnico em bancas montadas no ginásio da escola. A comunidade, professores e alunos do Ensino Fundamental visitaram os trabalhos, conferindo pôsteres, materiais concretos e multimídia, gráficos, demonstrações e as explicações dos autores.
Um dos desafios que os alunos enfrentaram durante da mostra foi conseguir explicar suas pesquisas tanto para o público adulto quanto para as dezenas de crianças que circularam pelo evento. Um dos trabalhos preferidos pelos pequenos foi o de Natielly Rosa, 15 anos, aluna do segundo ano do Ensino Médio, que pesquisou sobre o papel da leitura na vida da criança. Em sua banca, além de referências teóricas, ela mostrou atividades práticas de leitura que ela desenvolveu com turmas dos anos iniciais, material lúdico e fez a distribuição gratuita de livros infantis para incentivar a leitura.
A diretora Olésia Teresinha Dutra Barbosa explicou que, neste ano, em vez dos alunos dos apresentarem os resultados de suas pesquisas para uma banca de professores, foi feita a mostra, ampliando a divulgação dos trabalhos para toda a comunidade. Para ela, a nova sistemática também permitiu que os alunos mostrasse maior desenvoltura e tornou a culminância do Seminário Integrado mais dinâmica. ?O evento possibilitou expandir a pesquisa para outros níveis, retomando, ainda, a importância da mostra pedagógica na escola?, avaliou a diretora. A avaliação dos trabalhos dos alunos foi feita por professores que não foram os orientadores das pesquisas e percorreram a exposição assistindo às apresentações dos alunos.
Os temas eram diversificados e abrangendo diferentes áreas do conhecimento. Além da mostra do Ensino Médio Politécnico, a Escola Virgilino também ocupou seus espaços com as exposições de produções artísticas sobre cultura afro-brasileira, elaboradas pelos alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e trabalhos desenvolvidos no atendimento educacional especializado.