Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Alunos da Escola Frei Miguelinho, de Rolante, recriam obra de arte da artista japonesa Yayoi Kusama

Instituição de ensino da 11ª CRE integra o Programa Escolas Criativas e estimula o protagonismo dos estudantes

Publicação:

506243d4 bb96 4e63 b56c 00082aa42b1e
Crédito: - Foto: Seduc
Por Cainan Silva sob a supervisão de Diego da Costa

Os alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Miguelinho, em Rolante, na 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), realizaram um projeto na disciplina de Artes que consistiu em desenvolver releituras da obra de arte “Abóboras amarelas”, da artista japonesa Yayoi Kusama, considerada uma das mais originais e importantes do seu país. Além da análise da obra, a docente da disciplina, Djenifer Grun, ensinou aos alunos sobre a história da artista.

A Escola Frei Miguelinho faz parte do Programa Escolas Criativas e promove ações que estimulem a criatividade dos alunos. Durante a atividade, os alunos receberam as imagens de cinco abóboras e puderam escolher a cor que iriam utilizar para colorir e fazer os pontinhos pretos da obra original. 

“A produção foi maravilhosa, um momento único. A turma toda demonstrou muita felicidade vendo os trabalhos um do outro. Eu, como professora de Artes, fico realizada em saber que o meu objetivo de levar a arte até aos meus alunos foi alcançado com sucesso. Vendo o sorriso no rosto de cada aluno, eu sigo oportunizando novos aprendizados aos educandos da escola”, declara a professora Djenifer Grun.

27d322cd 3efc 423d a175 822adcb6291c (1)
Trabalho realizado pelos alunos - Foto: Seduc

Escolas Criativas

Com apoio da Fundação Lemann e da Fundação LEGO, o Programa Escolas Criativas pretende fomentar a implementação de soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva. O objetivo do programa é impactar cerca de 500 mil alunos em 20 redes de ensino até 2024. Na prática, o programa Escolas Criativas terá duração total de 4 anos e prevê engajar duas turmas da rede pública de ensino. A primeira turma teve início em 2021 e a segunda começará em abril de 2022.

Secretaria da Educação