Alunos da 23ª CRE visitam Quilombo em Porto Alegre
Publicação:
Em sequência às atividades do Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico, estudantes do 2º ano e professoras da Escola Dom Frei Vital de Oliveira, Muitos Capões, visitaram no último dia 9 de agosto, o Quilombo da Família Silva, localizado no espaço urbano de Porto Alegre.
Este passeio pedagógico faz parte do projeto de estudo da Educação Afro-quilombola em cumprimento da Lei 10.639/2003 que prevê, entre outras ações, o resgate das nossas origens históricas, a cultura africana e o conhecimento sobre os Quilombos ainda existentes no Brasil.
Os territórios quilombolas são constituídos através da cultura, da memória, das tradições e também por práticas de solidariedade e sociabilidade, baseadas principalmente em laços de parentesco. Tais características proporcionaram a estas comunidades congregarem-se na luta pela manutenção desses territórios. A partir do reconhecimento do direito à propriedade da terra que ocupavam, na Constituição Federal de 1988, obtiveram novo fôlego para sustentar a luta pelo direito de propriedade de suas áreas. Os quilombos urbanos são, dessa forma, o referencial concreto da luta por reconhecimento, constituindo-se em territórios étnicos de resistência, possíveis dentro da atual conjuntura social e política do País.