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Alfabetização incentiva a paz e gosto pela leitura

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Na série Boas Práticas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresenta os exemplos de práticas das CREs 24a (Cachoeira do Sul), Santa Maria (8a), Santa Cruz do Sul (6a) e Estrela (3a). Três são desenvolvidas com alunos dos anos iniciais e uma, com estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais. Todas elas foram apresentadas durante o Seminário Regional do Programa de Progressão Continuada na alfabetização e letramento do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, realizado em 6 de junho em Santa Cruz do Sul. Alfabetização para Cidadania Da 3a CRE ? Estrela ? vem a prática desenvolvida pela professora Rejane Teresinha Labres Mallmann na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Enriqueta Ramos, da localidade de Maravalha, Cruzeiro do Sul, que tem como objetivos iniciar a escrita e a leitura aos seis anos, ler e escrever com fluência pequenos textos até o final do segundo ano e compreender o valor e aplicação da prática da leitura e escrita e levar o aluno a utilizá-la como um instrumento de expressão. A metodologia utilizada é variada e inclui canção, poesia e brincadeiras, ou seja, a criança conhece as letras cantando, jogando, brincando, recortando, pesquisando. As atividades são individuais, em duplas e em grupos, na sala de aula e no pátio da escola. Como resultado prático, nascem livros, dos livros, espetáculos de teatro, do teatro apresentados à comunidade. As crianças obtêm gosto pela leitura e pela produção de textos, a comunidade participa mais da escola, a leitura é mais expressiva e com maior compreensão da criança. A professora destaca também a produção de variados gêneros literários e a diferenciação entre eles. Alfabetizando com Contos de Fada As professoras Nirvana Luzia Lenz e Mani Lusani Kretschmer da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Linha Travessa, Venêncio Aires, município que integra a 6ª CRE desenvolvem o projeto com alunos da educação infantil e dos anos iniciais. O objetivo da prática é desenvolve a capacidade da leitura a partir dos contos de fadas, resgatando nas crianças o imaginário e possibilitando a elas o estabelecimento de relações cotidianas. As professoras utilizaram oito contos de fadas, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela, Rapunzel, A Bela e a Fera, A Bela Adormecida, A Moura Torta e o Fantástico Mistério da Feiurinha. A metodologia incluiu contação da história e oralidade, e os resultados foram variados: da dramatização da história e realização de espetáculo teatral a produção textual e confecção de livrinho e painéis com personagens, questionamentos e reprodução escrita da história e montagem das cenas com páginas de jornal, além de reescrita e ilustração das histórias. Construindo a Paz Ângela Maria Tonetto da Silveira é a professora da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, de Santa Maria. Trabalhando com alunos do segundo ano, a experiência pretendeu capacitar os educandos sobre seus direitos e deveres a partir do estudo e pesquisa. As crianças pesquisaram, conversaram, refletiram e elaboraram conceitos sobre causas da violência na escola e atitudes que elas podem adotar. O projeto parte da vida dos alunos: 90% têm pais separados, o ambiente doméstico convive com a violência. O projeto começou a partir de um problema na escola: um aluno do segundo ano foi gravemente agredido por um colega de outra turma. Dividido em três etapas, o projeto começou com atividades-estudo sobre direitos e deveres, a partir de jogos e brincadeiras. Cada criança escolheu cinco direitos e cinco deveres a serem trabalhados. Na segunda etapa, foram utilizados jogo de balões e de cartinhas que tratavam dos direitos e deveres escolhidos. Na última etapa, os estudantes montaram uma encenação a partir de violação de direitos e deveres. Com o resultado nasceram trabalhos para outras turmas, teatro de bonecos, Jornal Nacional, reportagem contando a história de duas crianças que brigavam muito, apresentação e distribuição de livrinho elaborado pelos alunos e a Caixa da Sorte, de onde um mágico retira frases que abordam o tema para alunos de uma plateia. Lendo e Reescrevendo Histórias O projeto desenvolvido pela professora Nereida da Silva Ayres na Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, de Paraíso do Sul, na 24a CRE ? Cachoeira do Sul pretende despertar o gosto pela leitura e é dirigido a alunos do segundo ano. O projeto se utiliza de leitura de livros infantis, seguida de reescrita da história em forma de poesia e/ou música, ilustração, montagem de minilivros com os textos escritos e exposição do material escrito e leitura para os alunos do primeiro ano. De acordo com a professora Nereida, os alunos que participaram das atividades mostraram-se animados e orgulhosos com os resultados obtidos.
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