Adesão de escolas à capacitação em gestão educacional supera projeção da SEC
Publicação:
A adesão das escolas estaduais ao Programa Consultoria para Educação de Qualidade, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/RS), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEC), superou as expectativas para este ano. No total, 679 gestores e servidores, de 330 instituições de ensino, pertencentes a 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), serão capacitados visando à melhoria dos processos administrativos e pedagógicos.
Para participar do programa foram considerados o número de alunos matriculados nas escolas e o desempenho nos exames do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). Em cada CRE, o Sesi/RS irá capacitar grupos entre 15 e 25 cursistas. A formação ocorrerá entre os meses de abril e novembro na modalidade presencial, com quatro encontros programados, e à distância, acompanhados por consultores.
Para a responsável pelo Programa Consultoria para Educação de Qualidade na SEC, Márcia Regina Rönnau, o número de participantes nesta edição vai favorecer a ampliação da iniciativa para os próximos anos. ?Antes de encerrar o período de adesão nós já havíamos previsto uma participação superior às projeções do Sesi/RS e da SEC. Isso valoriza o trabalho de consultoria, possibilitando um investimento maior?, apontou. Márcia Regina relatou que, em 2008, mais de 200 escolas estaduais participaram do programa, atingindo cerca de 70 mil alunos e seis mil professores.
As Coordenadorias Regionais que participam são: Porto Alegre (1ª CRE), Pelotas (5ª CRE), Passo Fundo (7ª CRE), Cruz Alta (9ª CRE), Uruguaiana (10ª CRE), Guaíba (12ª CRE), Bagé (13ª CRE), Santo Ângelo (14ª CRE), Santa Rosa (17ª CRE), Rio Grande (18ª CRE), Santana do Livramento (19ª CRE), Três Passos (21ª CRE), Gravataí (28ª CRE), Canoas (27ª CRE) e São Borja (35ª CRE).