39ª CRE realiza Formação Continuada e Monitoramento do Saers para coordenadores pedagógicos
Professores tiveram como exemplo os projetos de sucesso aplicados em outras escolas
Publicação:

Na semana passada, a 39ª Coordenadoria Regional de Educação, em Carazinho, realizou um encontro com os coordenadores pedagógicos e professores de Matemática das escolas estaduais, tendo por objetivo trabalhar a Formação Continuada e o Monitoramento do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). A reunião ocorreu na unidade de Carazinho da Universidade de Passo Fundo, região noroeste do Estado.
O exame do Saers é uma prova que qualifica o ensino em três níveis: abaixo do básico, adequado e avançado. O objetivo do encontro foi capacitar os professores para melhorar o ensino nas escolas classificadas como abaixo no básico em Matemática a partir de exemplos de sucesso das escolas consideradas avançadas.
Na oportunidade, os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlinda de Britto, de Carazinho, e do Centro Educacional de Ensino Básico Conde D’Eu, de Rondinha, realizaram a abertura deste evento no turno da manhã, com a coreografia De Janeiro a Janeiro, e no turno da tarde, com o teatro O Esquecimento da Matemática.
A avaliação do Saers foi abordada pela professora Márcia Hartmann Stein, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodolfo Bolzani, e as professoras Maria Xavier e Fabiele Chaulet, da Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho (Eeprocar), expuseram o trabalho positivo realizado nas escolas e trouxeram experiências onde a teoria aliada à prática fizeram a diferença no ensino médio e na educação profissional dos jovens.
Além disso, temas e sugestões de atividades práticas voltados à área da matemática foram desenvolvidos neste encontro. Nas séries finais dos ensinos fundamental e médio, a disciplina foi trabalhada pela professora Aline de Moraes, da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego João Batista Sorg.
Nas séries iniciais, as professoras e alunas do curso normal das escolas Instituto Estadual de Educação Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola, do município de Carazinho, do Instituto Educacional de Educação Júlia Billiart, de Chapada, e do Centro Estadual de Educação Básica Conde D’Eu, de Rondinha, trouxeram atividades lúdicas e materiais concretos e práticos para o dia a dia da sala de aula.
Para a coordenadora da 39ª CRE, Sandra Denise Bandeira Guerra, a troca de experiências é um método que tem se mostrado positivo, visto o sucesso do evento aplicado às provas de Língua Portuguesa. “Foi um momento muito bom e produtivo, trabalhamos com as próprias colegas que atingiram bons níveis para repassar para os outros profissionais e assim poder balancear e qualificar o estudo”, disse a professora.