Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

39ª CRE realiza Formação Continuada e Monitoramento do Saers para coordenadores pedagógicos

Professores tiveram como exemplo os projetos de sucesso aplicados em outras escolas

Publicação:

Professores em encontro realizado na unidade de Carazinho da Universidade de Passo Fundo
Professores em encontro realizado na unidade de Carazinho da Universidade de Passo Fundo - Foto: 39ªCre/Seduc
Por Tayná Schultz

Na semana passada, a 39ª Coordenadoria Regional de Educação, em Carazinho, realizou um encontro com os coordenadores pedagógicos e professores de Matemática das escolas estaduais, tendo por objetivo trabalhar a Formação Continuada e o Monitoramento do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). A reunião ocorreu na unidade de Carazinho da Universidade de Passo Fundo, região noroeste do Estado.

O exame do Saers é uma prova que qualifica o ensino em três níveis: abaixo do básico, adequado e avançado. O objetivo do encontro foi capacitar os professores para melhorar o ensino nas escolas classificadas como abaixo no básico em Matemática a partir de exemplos de sucesso das escolas consideradas avançadas.

Na oportunidade, os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlinda de Britto, de Carazinho, e do Centro Educacional de Ensino  Básico Conde D’Eu, de Rondinha, realizaram a abertura deste evento no turno da manhã, com a coreografia De Janeiro a Janeiro, e no turno da tarde, com o teatro O Esquecimento da Matemática.

A avaliação do Saers foi abordada pela professora Márcia Hartmann Stein, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodolfo Bolzani, e as professoras Maria Xavier e Fabiele Chaulet, da Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho (Eeprocar), expuseram o trabalho positivo realizado nas escolas e trouxeram experiências onde a teoria aliada à prática fizeram a diferença no ensino médio e na educação profissional dos jovens.

Além disso, temas e sugestões de atividades práticas voltados à área da matemática foram desenvolvidos neste encontro. Nas séries finais dos ensinos fundamental e médio, a disciplina foi trabalhada pela professora Aline de Moraes, da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego João Batista Sorg.

Trabalhos de outras escolas foram utilizados como exemplo
Trabalhos de outras escolas foram utilizados como exemplo - Foto: 39ªCre/Seduc

Nas séries iniciais, as professoras e alunas do curso normal das escolas Instituto Estadual de Educação Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola, do município de Carazinho, do Instituto Educacional de Educação Júlia Billiart, de Chapada, e do Centro Estadual de Educação Básica Conde D’Eu, de Rondinha, trouxeram atividades lúdicas e materiais concretos e práticos para o dia a dia da sala de aula.

Para a coordenadora da 39ª CRE, Sandra Denise Bandeira Guerra, a troca de experiências é um método que tem se mostrado positivo, visto o sucesso do evento aplicado às provas de Língua Portuguesa. “Foi um momento muito bom e produtivo, trabalhamos com as próprias colegas que atingiram bons níveis para repassar para os outros profissionais e assim poder balancear e qualificar o estudo”, disse a professora.

Secretaria da Educação