2ª CRE realiza encontro do curso normal
Publicação:

As sete escolas com curso normal da 2ª CRE participaram do encontro de formação nos dias 17 e 18, no Instituto Estadual de Educação de Sapiranga, em Sapiranga. Cerca de 300 alunos e professores tiveram diferentes atividades, como palestras, oficinas, teatros, projetos e vivências. Temáticas da educação como musicalidade, educação e contexto social, jogos recreativos, jogos matemáticos, pesquisa, religiosidade, educação inclusiva e literatura foram vivenciadas pelos participantes nas oficinas que ocorriam de forma simultânea no evento.
A palestra ?Dona baratinha quer casar e o sapo não lava o pé: discursos de gênero nas músicas folclóricas infantis?, da professora Marione Andriola Haack, oportunizou reflexões importantes sobre os processos de naturalização das relações de gênero na escola. Da mesma forma, a exposição da professora Lúcia de Fátima Santos Teleken, ?Educação especial, uma proposta especialmente possível?, trouxe ao debate a inclusão e suas múltiplas facetas.
De acordo com a assessora do Curso Normal da 2ª CRE, Tânia Freiberger, a qualidade dos debates superou qualquer expectativa: ?é emocionante ver a profundidade dos debates e o nível das práticas pedagógicas promovidas pelos alunos do curso normal, nossos futuros professores?. Entretanto, não foi só o nível intelectual do evento que chamou a atenção dos participantes: a organização e a logística também foram destacadas, assim como as instalações da escola anfitriã.
O primeiro encontro do curso normal aconteceu no ano de 2011, na Escola Milton José Bennemann, na cidade de Feliz. O segundo encontro, em 2012, ocorreu na Escola Paulo Freire, em São Sebastião do Caí. As escolas da 2ª CRE que oferecem a modalidade são: Milton José Bennemann (Feliz), Paulo Freire (São Sebastião do Caí), Instituto Sapiranga (Sapiranga), Assunta Fortini (Barão), Olívia Lahm Hirt (Igrejinha), Pedrinho (São Leopoldo) e 25 de Julho (Novo Hamburgo).