2° CRE promove formação para Escolas do Campo
Evento realizado na última quarta-feira (12) debateu o tema “Educação do Campo, Currículo e Diversidade"
Publicação:

Com o objetivo de contribuir na construção de projetos educativos que dialoguem e valorizem os saberes socioculturais da área rural, a 2° Coordenadoria Regional de Educação realizou, na última quarta-feira (12), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marquês do Herval, no município de Feliz, uma capacitação para as Escolas do Campo com o tema “Educação do Campo, Currículo e Diversidade".
Estiveram presentes na ocasião, a coordenadora da 2° CRE, Helenise Ávila Juchem, a assessora do Campo, Ledyane Lucena, e os representantes da Emater/RS Elisângela Froehlich e Luís Bohn.
Escolas do Campo
A Educação do Campo envolve diversos níveis e modalidades de ensino, possui legislação própria e está vinculada a um projeto de desenvolvimento sustentável, articulado com outras instituições ligadas ao meio rural. O objetivo é qualificar os espaços escolares e garantir o acesso à educação, contribuindo para a permanência dos jovens no meio rural.
Segundo o Decreto n° 7.352, Escola do Campo é aquela situada em área rural (IBGE) ou em área urbana, desde que atenda predominantemente a populações do campo.
Dados do Censo Escolar de 2015 apontam que das 2,5 mil escolas da Rede Estadual 657 são identificadas como Escolas do Campo/Rurais. Entre elas estão 90 escolas indígenas e 35 escolas de assentamentos.