Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

1ª CRE promove Mostra Cultural e Pedagógica das escolas estaduais de Porto Alegre

Evento realizado na Escola Gomes Carneiro envolveu 45 escolas com apresentações nesta terça-feira (13)

Publicação:

Secretária Raquel Teixeira e a coordenadora Elida Klant com os alunos da 1ª CRE
Secretária Raquel Teixeira e a coordenadora Elida Klant com os alunos da 1ª CRE - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

Em um momento histórico para as escolas estaduais de Porto Alegre, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), promoveu, nesta terça-feira, 13 de dezembro, a 1ª Mostra Cultural e Pedagógica das instituições de ensino da Capital. Realizado na Escola Gomes Carneiro, o encontro envolveu 45 escolas com apresentações musicais, de dança, exposições de arte, itinerários formativos do Ensino Médio Gaúcho, projetos científicos, trabalhos temáticos, entre outros.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, acompanhou as apresentações e conheceu todos os projetos elaborados pelos alunos.

“São encontros como este que nos movem enquanto educadores. O talento, a criatividade e o protagonismo dos nossos estudantes são verdadeiras riquezas que demonstram o esforço das equipes diretivas e dos professores. São todos temas atuais: desde os itinerários formativos do Ensino Médio Gaúcho às temáticas étnico-raciais. Parabéns a todos por esta grandiosa iniciativa que valoriza as nossas escolas de Porto Alegre”, destaca.

Ainda, de acordo com ela, há uma mudança profunda de foco na Educação ocorrendo.

“Antes, o foco era o professor e ensino. Hoje, nós destacamos o aluno e a aprendizagem. Isso modifica tudo, inclusive o papel do professor. Ele deixa de ser um mero fornecedor de conhecimento, ele é um mediador de um processo rico onde o aluno se descobre e explora seus talentos e habilidades”, reitera.

A coordenadora da 1ª CRE, Elida Klant, exalta o momento de encontro de escolas de todas as regiões de Porto Alegre:

“Este era um momento muito esperado por todos nós. Com a contribuição de cada instituição de ensino, com seus conhecimentos e projetos, e a presença da secretária Raquel Teixeira, comemoramos a 1ª Mostra Cultural e Pedagógica da Capital. Estamos muito orgulhosos e felizes”, afirma.

Com o projeto Africanidades, inspirado nos temas musicais da cantora Clara Nunes, a Escola Tenente Coronel Travassos Alves, do bairro Partenon, trouxe uma apresentação questionando as relações étnico-raciais, o racismo estrutural e o posicionamento do negro na sociedade contemporânea.

A diretora da instituição, Sônia Alfaro de Llamore, destaca o trabalho em equipe realizado por professores, funcionários, alunos e direção para viabilizar projetos multidisciplinares que instiguem a curiosidade dos estudantes.

1
Escola Tenente Coronel Travassos Alves apresentou o projeto Africanidades - Foto: Diego da Costa

“Nossa vida é pela Educação. Trabalhamos unidos, diariamente, para dar o melhor para os nossos alunos. Queremos que eles tenham todas as oportunidades que puderem para terem os seus talentos e habilidades reconhecidos. Estamos muito felizes com esta Mostra e a qualidade das meninas que se apresentaram. Muito obrigado, de coração, a todos que nos apoiam e nos acompanham”, ressalta.

No decorrer da apresentação, a Banda Marcial da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, anfitriã do evento e que foi premiada com o 2º Lugar no Concurso da Associação Gaúcha de Bandas, executou músicas clássicas e populares.

Presenças

Ainda estiveram no evento o superintendente da Suepro, Bruno Anicet Bittencourt; a diretora pedagógica da Suepro, Raquel Padilha; a assessora pedagógica da 1ª CRE, Márcia Garcia; e a diretora da Escola Gomes Carneiro, Suzana Souza.

 

Secretaria da Educação