Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Uso de recursos e ferramentas tecnológicas para as áreas de Ciências da Natureza é tema do Letramento Digital

Encontro desta sexta-feira (18) trouxe dicas paras as disciplinas de Biologia, Química e Física

Publicação:

O encontro trouxe dicas de aplicativos, softwares, vídeos interativos e simuladores preparatórios para provas
O encontro trouxe dicas de aplicativos, softwares, vídeos interativos e simuladores preparatórios para provas - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu o 23º encontro do período de Letramento Digital das Aulas Remotas. A nova fase, que dá ênfase para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) educacionais, abordou, nesta sexta-feira, 18 de setembro, sobre a utilização de recursos e ferramentas para os componentes curriculares das áreas da Ciências da Natureza, como Química, Física e Biologia.

A palestra, que foi ministrada por Márcio Machado, especialista e pós-doutor em Inovação, contou ainda com a presença de Paula Franciele Kuhn Klock, que é professora de Ciências do Ensino Fundamental; e de Fernanda Kohlrausch, docente da área de Biologia do Ensino Médio
O encontro trouxe dicas de aplicativos, softwares, atividades práticas, infográficos, vídeos interativos e simuladores preparatórios para provas.

Entre as ferramentas que foram abordadas estão: Química na Prática, Mega Curioso, Manual do Mundo, Educom Mais, Khan Academy, Escola Britânica, Oquimiajuda, Oquimiajuda Jogos, Casa das Ciências, Zygote Body 3D, Nerdcursos, Escola Kids Ciências, Brasil Escola, entre outros.

“Os recursos digitais, juntamente com a criatividade dos docentes para a inovação das práticas pedagógicas, qualificam o processo educacional e fazem com que os conteúdos cheguem ao maior número de estudantes possível. Neste momento de pandemia, a tecnologia tem um papel inclusivo para garantir a continuidade do processo educacional”, destaca Márcio Machado.

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Aula 23 (TICs Educacionais - Ciências da Natureza, Química, Física e Biologia)

Letramento Digital - Aula 23 (TICs Educacionais - Recursos para Ciências da Natureza, Química, Física e Biologia) - Prof. Márcio Machado. Link para atestado dessa aula: http://gg.gg/atestado-aula23 Link para formulário de Tira Dúvidas (até às 22h): Crédito: TV Seduc RS

Letramento Digital

Em relação à formação dos professores, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou, no dia 27 de julho, mais uma fase do período de Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. A capacitação, que segue até 2 de outubro, tem como foco o desenvolvimento das atividades dos professores nas ferramentas do Google for Education e na plataforma Google Sala de Aula.
As aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais.

Secretaria da Educação