Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

TVE exibe aulas preparatórias para o Enem

Aulas preparatórias seguem até 31 de outubro, com mais de 400 horas de conteúdo do Ensino Médio

Publicação:

Governador conversou com as professoras Kátia da Rocha (E) e Janaína Casanova, que gravarão aulas na TVE
Governador conversou com as professoras Kátia da Rocha (E) e Janaína Casanova, que gravarão aulas na TVE - Foto: Gustavo Mansur
Por Diego da Costa e Suzy Scarton

O projeto Pré-Enem Seduc RS, que apresentará na TVE-RS aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), começa nesta segunda-feira (18/5). A iniciativa do governo do Estado, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), veiculará os programas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h.

Serão cerca de 20 horas/aula semanais, totalizando 464 horas de preparação para todos os componentes curriculares. Os alunos ainda terão acesso às aulas pelo Youtube, por meio do canal TV Seduc RS, e com os links que ficarão disponíveis no Portal da Educação e no site da Seduc.

"A TVE cumpre um papel muito importante ao levar informação e, agora, também terá um papel muito importante na área da educação ao transmitir nosso Pré-Enem Seduc RS a partir de hoje. Beneficiará jovens de todo o Estado, que podem inclusive convidar a família para assistir e relembrar os conteúdos", explicou o governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo pela internet nesta segunda-feira (18/5), diretamente dos estúdios da TVE, onde as aulas preparatórias são gravadas. Na ocasião, Leite conversou com as professoras Janaína Casanova, de Artes, e Kátia Luciane Souza da Rocha, de Matemática, que integram o grupo selecionado para o projeto.

A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, lembrou que, como as aulas serão transmitidas em TV aberta, todos os estudantes poderão se beneficiar. “É uma alegria vermos a TVE inserida em um dos seus pilares de atuação, que é a transmissão de conhecimento. As aulas não serão dirigidas somente a alunos da rede pública estadual, mas a todos os estudantes que estejam interessados nesse conteúdo”, frisou.

O Pré-Enem Seduc RS, que contará com quatro períodos diários de 60 minutos e contemplará 86 horas/aula para cada área do conhecimento, inclui eixos ligados às disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação. As aulas seguem até 31 de outubro, semana que antecede o início das provas.

O secretário da Educação, Faisal Karam, explica que a iniciativa beneficiará alunos do 3° ano do Ensino Médio e membros da comunidade escolar que desejam prestar vestibular ou o Enem. “Após um período de capacitação, que incluiu roteirização dos conteúdos, finalização das metodologias e recursos a serem utilizados nos vídeos, os nossos 13 professores da Rede, escolhidos para o projeto, já estão preparados para garantir a qualificação necessária dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior”, destaca.

Professores selecionados

Foram selecionados 13 professores da Rede Estadual de Ensino para participar das aulas preparatórias do Pré-Enem Seduc RS. O processo de escolha contou com 325 professores inscritos de forma on-line, entre os dias 30 de abril e 5 de maio. Depois, foram pré-selecionados 39 educadores levando em conta o currículo, a prova de títulos e o perfil metodológico para atender os estudantes na preparação para o Enem. Cada profissional ainda enviou um vídeo para avaliação que contou como caráter eliminatório.

Durante a tarde desta segunda-feira (18), os professores selecionados treinaram as apresentações para gravar as aulas
Durante a tarde desta segunda-feira (18), os professores selecionados treinaram as apresentações para gravar as aulas - Foto: Diego da Costa

O professor de Química Rui Alves, da Escola Alfredo Ferreira Rodrigues, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Rio Grande, já teve a sua primeira tarde de gravação na TVE. As aulas, que duram 50 minutos, serão veiculadas duas vezes por semana, e a matéria, dividida em três módulos. Ele procura associar a Química com o cotidiano dos alunos. “Sempre busco, nas minhas aulas, aliar o conhecimento com aquilo que os estudantes vivenciam na prática. Agora, diante das câmeras, iremos utilizar ferramentas como o PowerPoint e figuras ilustrativas para manter a atenção do estudante até o final do vídeo”, explica.

Língua Brasileira de Sinais

Atendendo à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, foram selecionados quatro tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que auxiliarão nas transmissões das aulas do Pré-Enem Seduc RS.

Cidades cobertas pelo sinal da TVE

• Alegrete
• Carazinho
• Erechim
• Frederico Westphalen
• Itaqui
• Palmeira das Missões
• Porto Alegre e Região Metropolitana
• Santa Bárbara do Sul
• Santa Cruz do Sul
• Santa Rosa
• Santana do Livramento
• Santo Ângelo
• São Luiz Gonzaga
• Vacaria

Secretaria da Educação