Gestão de Compras
A Gestão de Compras da SUEPRO é realizada pela Equipe de Gestão de Compras do Departamento Administrativo, responsável pelo planejamento e operacionalização das licitações no âmbito da superintendência, seja por demanda própria ou das escolas técnicas estaduais. Dentre os principais tipos de compras públicas realizadas pela equipe destacam-se:
Compra Normal: é a licitação realizada quando existe vinculação prévia de recurso através de SRO (Solicitação de Recurso Orçamentário) para entrega imediata ou programada, geralmente realizada via Pregão Eletrônico. Este é o procedimento de licitação realizado quando a compra não se enquadra nos critérios de dispensa de licitação e não existe ata de registro de preços vigente (gerenciadas pela CELIC/RS).
Dispensa de Licitação: é aplicada em situações específicas previstas em lei, onde a realização de uma Compra Normal não é obrigatória. Exemplos incluem compras de pequeno valor, situações de emergência ou quando há inviabilidade de competição. Este mecanismo permite agilidade nas aquisições, atendendo rapidamente às necessidades urgentes das escolas técnicas estaduais.
Atas de Registro de Preços: utilizadas para a contratação de bens e serviços de forma contínua e planejada. Este sistema permite que a SUEPRO registre preços (através da Central de Licitações do Estado – CELIC) com fornecedores selecionados em licitação específica, facilitando futuras aquisições sem a necessidade de novas licitações. As atas garantem eficiência nas compras e geração de economias de escala, além de proporcionar maior previsibilidade e controle sobre os gastos públicos.
A busca por eficiência nas compras é uma das prioridades da SUEPRO, visando sempre atender às demandas das escolas técnicas estaduais de maneira ágil e eficaz. O planejamento de compras é fundamental para garantir que todas as aquisições sejam realizadas de forma ordenada e dentro dos prazos necessários.
Em vista disso, a SUEPRO adotou a ferramenta do Plano de Contratação Anual, reforçando o compromisso com a eficiência e a transparência na gestão dos recursos públicos, assegurando que as escolas técnicas estaduais recebam os materiais e serviços necessários para o desenvolvimento de suas atividades educacionais.
As versões mais recentes deste Plano podem ser consultadas abaixo: