Seminários levam alunos a conhecer rotina de um jornal
Publicação:

A quinta-feira (19) foi diferente para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Presidente Roossevelt. Eles visitaram, dentro da programação dos seminários integrados, a redação do jornal Zero Hora em Porto Alegre e à tarde assistiram à palestra da editora de ensino do Correio do Povo que foi à escola falar sobre seu trabalho.
As duas atividades fazem parte dos seminários integrados desenvolvidos na Escola Presidente Roossevelt, voltado aos alunos do 1º ano do ensino médio. Os seminários são espaços previstos na carga horária da parte diversificada dentro da reestruturação curricular do ensino médio e tem como objetivo incentivar a interdisciplinaridade, o contato com o mundo do trabalho e a pesquisa.
Os estudantes visitaram o jornal acompanhados da professora de português Fátima Mohr, que está trabalhando em sala de aula a produção de um jornal trimestral com notícias sobre o colégio. ?É muito legal saber como funciona um jornal, a gente se interessa mais, torna a aula mais atrativa, nunca tínhamos feito isto?, contou a estudante Licieli Pinheiro durante o passeio. Na segunda (16) o editor de fotografia de Zero Hora, Ricardo Chaves, conversou com os alunos de toda escola, também integrando as ações dos seminários integrados.
Ágata Lilian de Albuquerque e André Luís Abs Rocha, alunos do 1º ano do turno da tarde do Presidente Roossevelt ouviam atentos a fala da editora de ensino do Correio do Povo. Os adolescentes contam que a palestra e a ideia de fazer um jornal estão aproximando os colegas e incentivando a leitura, uma vez que estão pesquisando sobre os temas que irão escrever no jornal. Maria José falou sobre a rotina de produção do jornal, a divisão dos assuntos e de que forma coisas que ela aprendeu na escola a auxiliaram no que faz hoje. ?Muitas vezes a gente quer falar sobre um assunto e não sabe como começar. Tentem pensar em como diriam isso para um amigo,? exemplificou a jornalista para incentivar os alunos a enfrentar as dificuldades na hora da produção de textos.
O coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (Cre) ? Porto Alegre, Antônio Quevedo Branco, vê na ação realizada a demonstração de que a comunidade escolar está entendendo o processo de reestruturação. ?As escolas e a comunidade já compreendem a importância da mudança no ensino médio, inserido na concepção do trabalho como princípio educativo?, ressalta Branco.
Outras iniciativas
Na Escola Estadual Almirante Barroso, na Ilha da Pintada, o 1º ano do ensino médio da noite está trabalhando temas relativos à identidade pessoal através dos seminários integrados. Dentro da perspectiva do indivíduo produzindo seu próprio meio de sobrevivência, os estudantes estão debatendo temas com o objetivo de mostrar as diversas possibilidades de futuro.