Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana teve primeiras orientações, Chrome, e-mail educacional, Meet, Agenda e Jamboard no Letramento Digital

Lives do professor Márcio Machado ensinam o passo a passo para usar ferramentas do Google

Publicação:

Card de divulgação da primeira aula de Letramento Digital
Aulas irão até o dia 2 de outubro - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A primeira semana do novo módulo do Letramento Digital das Aulas Remotas foi intensa. Com lives na segunda-feira, 27 de julho, na quarta, 29, e na sexta, 31, as aulas do professor Márcio Machado ofereceram as primeiras orientações sobre o uso de ferramentas básicas para as aulas remotas e deram o passo a passo para a utilização do Google Chrome, do e-mail educacional, do Google Meet, do Google Agenda e do Jamboard. A capacitação é realizada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Centro de Gestão e Inovação (Cegin) e do Departamento Pedagógico (DP).

Confira no final da matéria todos as lives e os vídeos de tira-dúvidas desta semana.

O primeiro encontro, na segunda-feira, teve como foco dar as primeiras orientações sobre o uso de ferramentas básicas para a docência neste momento, como Documentos, Apresentações, Formulários e Sala de Aula. O palestrante, especialista e pós-doutor em Inovação, Márcio Machado, apresentou alguns novos espaços de suporte que a Seduc disponibilizou aos professores. Além do curso de Letramento Digital, é oferecido material didático, com mais de cem vídeo-tutoriais curtos, sobre assuntos e ferramentas diversas.

Também passou a funcionar, no decorrer desta semana, uma rede de suporte/tutoria até o final do ano, com uma equipe de mais de 80 pessoas, que responde a questionamentos das 8h às 22h. Além disso, a cada live do Letramento Digital, é feito, no dia seguinte, um vídeo com um “aulão” de respostas às principais perguntas surgidas naquele módulo.

No segundo encontro, na quarta-feira, Machado mostrou as diferentes funcionalidades do Google Chrome, navegador da Google, que facilita o uso de plataformas como o Sala de Aula. Também orientou sobre como enviar e-mails na conta educacional, que é hospedada no Gmail, a partir de atividades de envio com os participantes da live.

Nesta sexta-feira, a live do professor abordou a realização de aulas síncronas (assistidas em tempo real pelos estudantes) com o emprego do Google Meet, do Google Agenda e do Jamboard. O objetivo não foi estudar a fundo cada uma das ferramentas, mas sim demonstrar as formas de utilização delas de forma síncrona e a disponibilização das lições, depois, para aqueles alunos que não puderam acompanhá-las ao vivo.

O Meet é a plataforma do Google para a realização de videoconferências. O Google Agenda, por sua vez, é uma agenda virtual que permite, por exemplo, que compromissos sejam marcados em determinado dia e hora e compartilhados com um determinado grupo de pessoas, que receberão a notificação quando chegar perto do momento do evento. O Jamboard, por fim, é uma espécie de lousa digital, na qual é possível desenhar, escrever, colocar imagens, entre outras funções.

As aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as aulas gravadas para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do Youtube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficarão gravadas.

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.

Confira a programação da semana

3/8 – Primeiros passos no Google Sala de Aula
5/8 – Explorando recursos do Google Sala de Aula
7/8 – Realizando pesquisas com o Google Formulários

Confira as lives e os vídeos de tira-dúvidas desta semana

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Aula 01 (Visão Geral do Google Sala de Aula)

Visão Geral do Google Sala de Aula (Prof. Márcio Machado/Projeto e-duca.digital) Crédito: TV Seduc RS

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Tira-Dúvidas 01 (Visão Geral do Classroom)

Letramento Digital - Tira-Dúvidas 01 (Visão Geral do Classroom) Crédito: TV Seduc RS

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Aula 02 (Gestão da Conta Educacional)

Gestão da Conta Educacional - Google Chrome + Gmail (Prof. Márcio Machado/Projeto e-duca.digital) Crédito: TV Seduc RS

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Tira-Dúvidas 02 (Gestão da Conta)

Letramento Digital - Tira-Dúvidas 02 (Gestão da Conta - Google Chrome e Gmail) Crédito: TV Seduc RS

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Aula 03 (Aulas Síncronas com Google Meet, Agenda e Jamboard)

Letramento Digital - Aula 03 (Aulas Síncronas com Google Meet, Agenda e Jamboard). Links para os aplicativos utilizados: http://calendar.google.com http://meet.google.com http://jamboard.google.com Crédito: TV Seduc RS

Secretaria da Educação