Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Semana do Scratch ocorre entre os dias 15 e 21 de maio de 2022

Publicação:

Crédito: Seduc
Crédito: Seduc

Com o tema “Ondas de Gentileza, Inclusão e Equidade”, o Dia Mundial do Scratch será celebrado pela Secretaria da Educação com a Semana do Scratch. Para isso, será realizada uma série de atividades on-line para inspirar o Scratch Day nas Escolas da rede estadual de ensino entre os dias 15 a 21 de maio de 2022.

Scratch é uma plataforma de interação e projetos construídos através de uma linguagem de programação em blocos e simplificada, como peças de lego, onde é possível usar a criatividade para a realização e compartilhamento de projetos.

CLIQUE AQUI E ASSISTA A LIVE

A Semana do Scratch (https://scratchbrasil.org.br/semana-scratch/) tem por objetivo divulgar este ambiente virtual de criatividade e é uma das ações que fazem parte do Programa Escolas Criativa, promovido pela Seduc em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). As atividades irão permitir aos participantes vivenciar, criar, compartilhar e aprofundar os conhecimentos em computação criativa.

O evento terá início, na segunda-feira (16), às 10h, com a live de abertura no canal TV Seduc RS no YouTube. A transmissão contará com a participação da Secretária de Educação Raquel Teixeira, da Articuladora Nacional da RBAC Fabiana Lorenzi e a mediação fica por conta do professor Edson Fabricio Dias da Silva. Na ocasião, será lançado o Desafio Scratch que poderá ser realizado de forma plugada (com computadores, na plataforma) ou desplugada (sem computadores ou celulares).

Sobre o Escolas Criativas

Com apoio da Fundação Lemann e da Fundação LEGO, o Programa Escolas Criativas pretende fomentar a implementação de soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva. O objetivo do programa é impactar cerca de 500 mil alunos em 20 redes de ensino até 2024.pel

Secretaria da Educação