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Semana do Estudante: com 10 anos, aluno faz projetos de apps e astrofísica

Pedro Neto Silva Clemens, da Escola Ramiz Galvão, em Rio Pardo, estudante de altas habilidades

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Foto de Pedro mexendo em sua maleta de experimentos
Pedro tem como “xodó” uma maleta com materiais e livros usados para fazer experimentos - Foto: Arquivo Pessoal
Por Isabella Sander

Com apenas 10 anos, Pedro Neto Silva Clemens, estudante do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ramiz Galvão, de Rio Pardo, vê como diversão coisas que a maioria das crianças de sua idade não veem: adora estudar temas como astrofísica e meio ambiente e tem como “xodó” uma maleta com materiais e livros usados para fazer experimentos. O menino é aluno de altas habilidades, mais comumente conhecido pelo termo “superdotado”.

Quando saiu da Educação Infantil, a professora no 1º ano de Pedro percebeu que o garoto fazia as atividades propostas com muita facilidade e terminava muito antes dos seus colegas. Ela, então, começou a passar exercícios mais avançados para o menino e suspeitou de que ele tivesse altas habilidades.

Com a confirmação da superdotação, a partir de laudo feito em Santa Cruz do Sul, em vez de Pedro ir para o 2º ano, já foi matriculado diretamente no 3º. No ano seguinte, ao perceber que a criança continuava muito avançada em comparação com seus colegas, o garoto foi para o 5º ano, em vez de ir para o 4º. “Eu me sinto bem igualado a eles”, comenta.

Foto de Pedro ao lado de um cartaz sobre o app que estava desenvolvendo para a escola
O estudante já se envolveu na elaboração de um aplicativo para a escola - Foto: Arquivo Pessoal
A maior habilidade de Pedro é em disciplinas relacionadas a Matemática. Quando foi passado para uma série mais adiantada do que a sua, o menino conta que ficou feliz, porque teria mais amigos. “Quando meus colegas tinham dificuldade, eu ajudava eles. Agora, sigo fazendo isso com os novos”, conta.

No futuro, o garoto pretende ser astrofísico. Atualmente, trabalha em um projeto chamado “Entender astrofísica para ajudar a entender a Terra”. O trabalho consiste em trazer informações sobre astrofísica e sustentabilidade, a fim de conscientizar as pessoas sobre o que estão fazendo com o meio ambiente e a como ajudá-lo. Pedro está fazendo o projeto com a professora da sala de recursos, mas pretende apresentá-lo em breve para a sua turma. “Combinamos de fazer experiências no meu projeto e, depois, fazer um dia para a minha turma, para darem ideias e sugestões”, relata.

Na sala de recursos, Pedro recebe trabalhos extracurriculares. Além do projeto sobre astrofísica, o estudante já se envolveu, por exemplo, na elaboração de um aplicativo para a sua escola, no qual era possível registrar chamadas, incluir o cardápio do dia da merenda, conversar com pais e responsáveis e mandar os boletins. O menino também faz experiências diversas, envolvendo magnetismo, plantas, água e reações.

Sobre suas altas habilidades, Pedro diz que seus colegas sempre lhe perguntavam como ele conseguia, e diziam que queriam ser como ele. “Eu sempre digo que é só estudar. Eu consegui isso estudando, qualquer um consegue chegar lá, se estudar. Qualquer coisa, posso ajudá-los a fazer os projetos que eles quiserem”, oferece.

Dia Nacional do Estudante

Ao longo desta semana, na qual é celebrada o Dia do Estudante, 11 de agosto, serão publicadas reportagens com diferentes histórias de alunos que, de uma forma ou de outra, se destacaram pela sua atuação estudantil.

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