Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc realiza Webinário de Cultura e Tecnologias Digitais na quarta-feira (23)

Transmissão ocorre pelo canal do YouTube TV Seduc RS a partir das 14h

Publicação:

410f3c5f 2782 467b 8550 7b2725658766
Crédito: - Foto: Seduc
Por Cainan Silva sob a supervisão de Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, o Webinário de formação docente sobre um dos novos componentes curriculares que compõem o Ensino Médio Gaúcho: Cultura e Tecnologias Digitais. A transmissão será feita pelo canal do YouTube TV Seduc RS a partir das 14h e ficará disponível na plataforma para quem não puder assistir de forma síncrona.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

A abertura será conduzida pela diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Letícia Grigoletto. Representando o Instituto Ânima, também irão participar do evento a Daniela Paz, diretora executiva; a professora Alessandra P. Silva, gerente de formação de professores; e o professor Francisco Mendes, Gerente de Tecnologia.

Cultura e Tecnologias digitais

Esse novo componente do Ensino Médio Gaúcho está relacionado ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais em todas as áreas do conhecimento previstas no currículo, tendo como objetivo o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao próprio uso das tecnologias, recursos e linguagens digitais. 

Dentre as habilidades que serão desenvolvidas com os estudantes, estão a de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais. O componente será desenvolvido em duas aulas semanais nas turmas do 1º ano do Ensino Médio Gaúcho, em 2022.

O papel do professor

Promover a fluência digital dos estudantes com o foco no seu desenvolvimento cognitivo e social. Essa fluência refere-se à utilização dos recursos tecnológicos digitais de modo integrado e a produção de material de forma crítica, reflexiva e criativa utilizando esses recursos. É necessária a constante atualização para acompanhar as mudanças provocadas pelos avanços tecnológicos que modificam a sociedade.

 

 

Secretaria da Educação