Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc realiza entrega de Chromebooks no Instituto de Educação Indígena Ângelo Manhka Miguel

Escola de São Valério do Sul conta com 127 alunos e recebeu 13 novos equipamentos para uso dos docentes

Publicação:

Escola de São Valério do Sul recebeu 13 Chromebooks para uso nas Aulas Remotas
Escola de São Valério do Sul recebeu 13 Chromebooks para uso nas Aulas Remotas - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), representada pelo seu diretor geral, Paulo Magalhães, realizou nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, a entrega de 13 Chromebooks no Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhka Miguel. A escola, localizada no município de São Valério do Sul, na 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), conta com 127 alunos e 18 professores.

A entrega dos Chromebooks ocorreu na presença da diretora Diana Lambricht Weiler; do cacique da comunidade, Adilson Policena; e da coordenadora da 21ª CRE, Ledi Daiana.

Durante o encontro, o diretor geral da Seduc, Paulo Magalhães, destacou a importância de atender todas as instituições de ensino da Rede Estadual para garantir a oferta do modelo híbrido de ensino.

“A entrega dos Chromebooks para a comunidade escolar indígena representa a prioridade do Governo do Estado, por meio da Seduc, em atender todas as demandas decorrentes da pandemia de covid-19, seja no ensino presencial ou remoto”, afirmou.

A diretora Diana Lambricht Weiler explicou que em 2020, ano de implantação do ensino híbrido na Rede Estadual, boa parte dos alunos teve aulas por WhatsApp devido à facilidade de acessar os materiais de estudo pelos dados móveis do celular.

Agora, em 2021, ela projeta uma adesão maior à plataforma Google Sala de Aula com a entrega dos novos computadores. “Esta foi uma iniciativa maravilhosa. Os professores  que aqui residem estão em uma área indígena e a maioria não têm este recurso. Então, isso vem a somar e eu considero que a entrega destes novos equipamentos, conectados às ferramentas do Google for Education, vai qualificar consideravelmente o ensino na nossa região”, destacou.

Aulas Remotas

Em 2021, as Aulas Remotas vão continuar sendo realizadas pela plataforma Google Sala de Aula. Até o momento, dos 790 mil estudantes matriculados, mais de 660 mil já ativaram as suas contas educacionais. 

A iniciativa também prevê a distribuição de 50 mil Chromebooks para os docentes regentes de classe e coordenadores pedagógicos das 2,4 mil escolas da Rede Estadual de Ensino até o início das aulas no dia 8 de março.

Ainda, professores e alunos terão à disposição ferramentas de incentivo à leitura, Árvore e Elefante Letrado, além de uma plataforma voltada para a matemática que será lançada nas próximas semanas.

Para ampliar o processo de capacitação dos professores, iniciado em 2020, será realizada mais uma edição do Letramento Digital. A formação tem o intuito de instrumentalizar os docentes para o uso das plataformas Google e outras ferramentas virtuais.

 

Secretaria da Educação