Seduc promove III Seminário Estadual do Ensino Médio
Evento ocorre no dia 29 de novembro com transmissão pelo canal TV Seduc RS a partir das 8h30
Publicação:
Dando continuidade ao processo de implementação do Ensino Médio Gaúcho nas escolas estaduais, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, na terça-feira, 29 de novembro, o III Seminário Estadual do Ensino Médio. O evento, que ocorre das 8h30 às 12h, traz referências nacionais na área da Educação e visa dar continuidade à série de seminários estaduais com intuito de compartilhar, com a comunidade escolar e sociedade em geral, todas as ações desenvolvidas pela Rede Estadual para cumprimento da Lei 13.415/17 da reforma do Ensino Médio. A transmissão ocorre pelo canal do YouTube TV Seduc RS.
Por meio de palestras e relatos de experiência dos convidados, o seminário abordará questões como os desafios da educação contemporânea, a percepção dos alunos no primeiro ano de implementação do Ensino Médio Gaúcho em todas as escolas, as possibilidades e desafios para o próximo ano, o protagonismo juvenil e as perspectivas pedagógicas para as Trilhas de Aprofundamento Curricular nas escolas em 2023.
Estarão presentes a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski; a fundadora e diretora do Centro de Políticas Educacionais (Ceipe) da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin; a diretora Pedagógica do estado, Letícia Grigoletto; a diretora Pedagógica Adjunta, Natália Borges; e a coordenadora do Ensino Médio na rede estadual, Kátia Rocha.
Ensino Médio Gaúcho
A partir da homologação do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio, pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed), em outubro de 2021, a Seduc tem realizado uma série de encontros e formações com especialistas para debater as principais mudanças, os novos componentes curriculares, os itinerários formativos e as perspectivas para o novo modelo desta etapa de ensino.
O Ensino Médio Gaúcho, que começou a ser implementado em todas as turmas de 1º ano no ano de 2022, abrangeu, inicialmente, cerca de 1.100 escolas e mais de 100 mil alunos.
A iniciativa surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por parte das novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a permanência escolar por meio de aprendizagens significativas.