Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc promove III Seminário Estadual do Ensino Médio

Evento ocorre no dia 29 de novembro com transmissão pelo canal TV Seduc RS a partir das 8h30

Publicação:

thumb
Crédito: - Foto: Gustavo Peres
Por Diego da Costa

Dando continuidade ao processo de implementação do Ensino Médio Gaúcho nas escolas estaduais, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, na terça-feira, 29 de novembro, o III Seminário Estadual do Ensino Médio. O evento, que ocorre das 8h30 às 12h, traz referências nacionais na área da Educação e visa dar continuidade à série de seminários estaduais com intuito de compartilhar, com a comunidade escolar e sociedade em geral, todas as ações desenvolvidas pela Rede Estadual para cumprimento da Lei 13.415/17 da reforma do Ensino Médio. A transmissão ocorre pelo canal do YouTube TV Seduc RS. 

Por meio de palestras e relatos de experiência dos convidados, o seminário abordará questões como os desafios da educação contemporânea, a percepção dos alunos no primeiro ano de implementação do Ensino Médio Gaúcho em todas as escolas, as possibilidades e desafios para o próximo ano, o protagonismo juvenil e as perspectivas pedagógicas para as Trilhas de Aprofundamento Curricular nas escolas em 2023.

Estarão presentes a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski; a fundadora e diretora do Centro de Políticas Educacionais (Ceipe) da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin; a diretora Pedagógica do estado, Letícia Grigoletto; a diretora Pedagógica Adjunta, Natália Borges; e a coordenadora do Ensino Médio na rede estadual, Kátia Rocha.

Ensino Médio Gaúcho

A partir da homologação do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio, pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed), em outubro de 2021, a Seduc tem realizado uma série de encontros e formações com especialistas para debater as principais mudanças, os novos componentes curriculares, os itinerários formativos e as perspectivas para o novo modelo desta etapa de ensino.

O Ensino Médio Gaúcho, que começou a ser implementado em todas as turmas de 1º ano no ano de 2022, abrangeu, inicialmente, cerca de 1.100 escolas e mais de 100 mil alunos. 

A iniciativa surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por parte das novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a permanência escolar por meio de aprendizagens significativas.

Secretaria da Educação