Seduc promove 3º Ciclo de Formações Pedagógicas do Modelo Híbrido de Ensino nos dias 26 e 28 de outubro

Transmissão ocorre sempre às 14h pelo canal do YouTube TV Seduc RS

dc05e7be bb47 41ff a0a7 c752fb600ca9
Crédito: - Foto: Seduc

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, está convidando todos professores, supervisores escolares, gestores e representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da Rede Estadual para o 3º Ciclo de Formações Pedagógicas do Modelo Híbrido de Ensino. As transmissões ocorrem ao vivo nos dias 26 e 28 de outubro, sempre às 14h, pelo canal do Youtube TV Seduc RS e pela página da Seduc no Facebook.

O evento, que visa acolher, escutar e promover o desenvolvimento pedagógico, dando ênfase para as metodologias a serem utilizadas para o desenvolvimento da Matriz de Referência do Modelo Híbrido de Ensino, ocorre em duas etapas:

Na primeira, que acontece na segunda-feira, 26 de outubro,  com participação especial da consultora Educacional, Tamara Bitencourt, o encontro terá como tema a “Formação sobre Metodologias no Modelo Híbrido de Ensino”.

Na segunda, que acontece na quarta-feira, 28 de outubro, o evento terá como foco a “Socialização de Práticas Pedagógicas exitosas no Modelo Híbrido de Ensino por professores de escolas estaduais”.

A diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, ressalta que a Matriz de Referência, do Modelo Híbrido de Ensino da Rede Estadual, traz a necessidade de uma nova abordagem pedagógica e da prática de novas metodologias para desenvolver os componentes curriculares dentro deste novo contexto educacional.

“Estamos mantendo diálogos constantes com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), capacitando os professores para o uso das novas ferramentas, procurando novas possibilidades que favoreçam a aprendizagem e aumentem o engajamento de alunos e professores nesse momento de afastamento causado pela pandemia de coronavírus”, enfatiza.

Modelo Híbrido de Ensino

A partir da implantação da Matriz de Referência do Modelo Híbrido de Ensino, que inclui as Aulas Remotas e as aulas presenciais, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que está trabalhando na elaboração de um plano de ação pedagógica para os anos de 2021 e 2022 com intuito de auxiliar os professores no processo de aprofundamento das aprendizagens que tenham sido comprometidas no excepcional ano letivo de 2020.

No retorno das aulas presenciais, serão realizadas avaliações diagnósticas com cada estudante para aferir o conhecimento nos mais diversos componentes curriculares. A partir dos resultados, o professor irá trabalhar os conteúdos que precisam ser reforçados e avaliar as principais competências adquiridas.

Aulas Remotas

Desde 1º de junho, a Secretaria Estadual da Educação trabalha na implantação das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino.

A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino e também compreende as aulas presenciais. A ação, que segue ao longo do ano letivo de 2020, proporciona, por meio do Google Classroom, a criação de mais de 37 mil turmas espelhadas e mais de 500 mil ambientes virtuais divididos por componentes curriculares. O projeto ainda oferece internet patrocinada para alunos e professores.