Seduc premia projetos inovadores da rede estadual

Cerimônia destacou os trabalhos mais criativos do Concurso de Aplicativos e do 2º Festival Steam

Estudantes do curso técnico em Informática, da Escola João XXIII, foram premiados no Concurso de Aplicativos e no 2º Steam - Foto: Lucas Nogare

Com a proposta de estimular a inovação, o empreendedorismo dos jovens e a qualificação do ensino, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) premiou, na tarde desta sexta-feira, 18 de outubro, os 10 vencedores do 1º Concurso de Aplicativos e Games da Rede e os três trabalhos de maior destaque do 2º Festival Steam. A cerimônia de premiação, ocorrida no 2º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), marcou o encerramento do encontro que mobilizou mais de 200 pessoas, entre estudantes e professores de todo o Estado.

O secretário da Educação, Faisal Karam, elogiou o talento dos estudantes e falou da liberação de R$ 20,1 milhões às escolas, confirmada pela Secretaria Estadual da Fazenda, no início de outubro, que vai permitir a construção de novas Salas Maker e a aquisição de novos kits pedagógicos de robótica educacional a partir de 2020. “Sabemos das dificuldades, mas entendemos que não adianta reclamarmos do passado e não olharmos para o futuro. Queremos um rumo para a educação do Estado e é por meio do incentivo à criatividade e ao empreendedorismo dos jovens que isto vai ocorrer”, afirmou.

Equipes vencedoras

A equipe dos estudantes do curso técnico em Informática, da Escola Estadual João XXIII, de Campina das Missões, foi premiada duas vezes. Na primeira, pela elaboração de um aplicativo chamado ReciclAPP. A ideia foi orientar as pessoas sobre a destinação correta de cada resíduo e conscientizar sobre a importância da sustentabilidade. Na segunda oportunidade, destacando a questão da inteligência artificial, o grupo recebeu uma medalha pelo projeto brinquedos inteligentes.

“Temos um grupo de alunos muito dedicados e estudiosos que busca o conhecimento e a inovação tecnológica incessantemente. Estou muito feliz pelo empenho de todos”, declarou o professor Mauri José Klein.

A Escola Comendador Albino Souza Cruz, do município de Rolante, foi uma das três premiadas no 2º Festival Steam Seduc/RS com o projeto Psicologia das Cores. O trabalho mostrou um estudo aprofundado sobre a influência das cores nos aspectos físicos e emocionais das pessoas.

A professora responsável pelo projeto, Andréia Colombo, explicou a proposta:

“Os alunos identificaram, por exemplo, que a cor vermelha aumenta o metabolismo e acelera os batimentos do coração. Enquanto isso, a cor amarela estimula o sistema de recompensa do cérebro e é muito utilizado no marketing para ajudar nas vendas”, concluiu.

Lista dos vencedores do 2º Festival Steam

Escola Estadual De Educação Básica João XXIII – Brinquedos inteligentes

Escola Jerônimo Mércio da Silveira – Robô que auxilia crianças com autismo em sala de aula

Escola Comendador AlbinoSouza Cruz – Psicologia das cores

Lista dos vencedores do 1º Concurso de Aplicativos e Games da Rede

Escola Estadual de Educação Básica Padre Antônio

MPV

Escola Estadual de Educação Básica Santa Rita

Defensores

Escola Estadual de Ensino Básico Santa Rita.

Veeo- vida escolar em ordem

Escola Estadual De Educação Básica João Xxiii

RECICLAAP