Evento "Teoria da Mudança" fortalece compromisso da SEDUC-RS com a educação antirracista
Oficina promovida pela SEDUC-RS reúne educadores e parceiros para fortalecer ações pedagógicas com foco na equidade
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Nos dias 20 e 21 de maio, a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), por meio do Núcleo de Políticas Educacionais pela Equidade, promoveu a oficina Teoria da Mudança, reunindo equipes diretivas, coordenadorias regionais, parceiros institucionais e diretores das escolas estaduais Professor Tolentino Maia (de Viamão) e Colégio Estadual Caldas Júnior (de Porto Alegre) – escolas modelo em educação antirracista.
A atividade teve como objetivo avaliar o percurso das ações pedagógicas no primeiro trimestre de 2025 e projetar os próximos passos rumo a uma educação pública mais justa e inclusiva. A construção coletiva teve como base o modelo pedagógico e a gestão das escolas de referência antirracista, que têm como centralidade o Projeto de Vida e a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Para a construção de uma rotina alinhada a esses princípios, estão sendo utilizados o Guia Pedagógico das Supervisoras, o Guia do Gestor e a Matriz de Referência 2025.
Segundo Luana Rodrigues, representante do Núcleo de Políticas Educacionais pela Equidade da SEDUC-RS, a proposta da oficina parte de um princípio fundamental: ouvir quem está na ponta. “Celebrar uma política pública é também romper com um padrão de não-consulta. Queremos que cada passo seja construído em parceria com quem vive o cotidiano da escola”, destacou.
Durante os dois dias de oficina, os participantes refletiram sobre resultados já alcançados, desafios ainda presentes e caminhos para fortalecer a aprendizagem em suas comunidades.
O diretor Glênio Barbosa Andrade, da Escola Professor Tolentino Maia, ressaltou a importância do encontro para o trabalho da gestão escolar: “Foi uma formação maravilhosa. Saímos com mais qualificação para atender, conversar, explicar para os alunos. Nós, como diretores e gestores, temos essa responsabilidade de passar o que a gente aprendeu nesses dois dias. Essa troca de conhecimento entre escolas, com comunidades diferentes, é muito rica”.
A professora Maria Darcila Tinoco, da Escola Professor Tolentino Maia, e que também atua no Conselho e no Fórum de Promoção da Igualdade Racial de Viamão, destacou o impacto da formação no engajamento coletivo: “Toda vez que a gente faz essa formação a gente fica com mais gás, a gente aprende mais coisas. Deram ideias para nós, então agora a gente vai tentar conversar com o grupo de professores, unir mais gente. A escola abraçou o projeto. Nós vamos levar para os professores os conhecimentos que adquirimos aqui e vamos continuar expandindo”.
Já o diretor Vinícius Soares, do Colégio Estadual Caldas Júnior, reforçou o papel transformador da formação: “Vivemos uma experiência que nos inspira a continuar inovando e promovendo a escuta ativa nas escolas. A oficina foi mais um passo na construção de um ambiente educativo que valoriza a diversidade e fortalece os vínculos com nossos estudantes”.
A oficina Teoria da Mudança contou também com a participação do Instituto Decodifica e do Itaú Social, parceiros estratégicos na construção de políticas públicas voltadas para a equidade. A iniciativa integra o conjunto de ações do Programa de Equidade da SEDUC-RS, que busca ampliar o acesso, a permanência e a aprendizagem com qualidade para todos os estudantes da rede estadual.