ENEM 2025 poderá ser usado como certificado de conclusão do Ensino Médio
A certificação pelo ENEM amplia as oportunidades de conclusão da educação básica
Publicação:

O Enem 2025 trará de volta a possibilidade de certificação do Ensino Médio através do resultado do exame. A medida, oficializada pelo MEC por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), permite que participantes utilizem o desempenho no exame para obter o certificado de conclusão. As regras, prazos e diretrizes foram publicadas no Diário Oficial da União na última sexta-feira (24), por meio do Edital nº 52, de 23 de maio de 2025,
Para obter a certificação, o participante deve alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação. A solicitação do certificado de conclusão deve ser feita junto a instituições certificadoras habilitadas, conforme a Portaria MEC nº 382, de 22 de maio de 2025. A lista dessas instituições será divulgada posteriormente, em portaria específica.
Vale destacar que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) continua em vigor como alternativa para a conclusão dos estudos.
Os estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública terão a inscrição pré-preenchida no sistema. A medida visa facilitar o processo de inscrição e estimular a participação desses estudantes.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. O período de inscrições vai de 26 de maio a 6 de junho.