Seduc participa da elaboração do Plano do Livro e Leitura
Publicação:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é um dos órgãos estaduais que compõem o Colegiado que reúne, além de órgãos de governo, setores sociais relacionados ao livro e literatura e que será responsável pela elaboração do Plano Estadual do Livro e Leitura. Em âmbito nacional, desde 2006 está instituído o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), numa iniciativa do governo federal, pelos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC). Em abril deste ano, o governo federal anunciou investimento de R$ 373 milhões no País para aumentar índices de leitura. Até 2012, dois Estados têm Planos Estaduais implantados, o Mato Grosso e o Paraná. Em 6 de agosto, na Casa de cultura Mario Quintana, será realizada reunião do Colegiado gaúcho. O horário ainda será definido.
Âmbito nacional
Em abril, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, anunciou, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, investimentos de R$ 373 milhões do Ministério da Cultura no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) em 2012. As ações apresentadas contemplam os quatro eixos estratégicos do Plano (leia abaixo os 4 eixos de ação), que ganhou a condição de ação de governo ? e não mais apenas do MinC e do Ministério da Educação ? em decreto assinado no final de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff. Ao todo, serão 42 projetos desenvolvidos em 2012 com o objetivo de promover o livro, a leitura, a literatura, as bibliotecas e a criação e a difusão da literatura brasileira. A coordenação será da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
A assessora responsável pela Assessoria de Apoio à Leitura, Livro e Literatura da Seduc, Maria do Carmo Mizetti, destaca que De acordo com a assessora da Secretaria de Educação, quatro ações desenvolvidas pela Seduc em território gaúcho estão inscritas no sistema gerenciador do PNLL no MinC: os projetos autor Presente e Lendo pra Valer, ambos registrados no Eixo 1, e os projetos Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias e Crédito de Leitura, ambos inscritos no Eixo 2.
Maria do Carmo participou em julho, em Palmas, no Tocantins, de reunião orientadora sobre a formatação dos planos estaduais.
Os quatro eixos do PNLL:
Eixo 1 - Democratização do acesso
Eixo 2 ? Fomento à leitura e à formação de mediadores
Eixo 3 ? Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico
Eixo 4 ? Desenvolvimento da economia do livro
Outras informações sobre o PNLL podem ser obtidas no site www.pnll.gov.br.