Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc lança Guia com orientações de conectividade de internet para gestores escolares da Rede Estadual

Manual traz informações sobre monitoramento de velocidade e equipamentos necessários para o planejamento pedagógico da escola

Publicação:

conecta rsa
Crédito: - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), disponibiliza, para todos os gestores escolares, um Guia com informações sobre conectividade para apoiar a gestão administrativa das instituições de ensino. A iniciativa tem objetivo de contribuir com projetos que possam ser usados como modelos para acelerar e ampliar o fornecimento de internet nas escolas da Rede Estadual.

Além disso, o material traz uma série de dicas de monitoramento da velocidade e qualidade da internet, orientação para utilização do Medidor Educação Conectada e aferição da distribuição do sinal recebido pela instituição de ensino.

PARA ACESSAR O MATERIAL, CLIQUE AQUI

Conforme a coordenadora do Departamento de Tecnologia da Informação da Seduc, Magda Motta, o Guia é importante porque auxilia os diretores a contratarem, por meio da Autonomia Financeira, um plano de internet com a velocidade correta às suas necessidades e garante que o sinal chegue a todos os espaços e dependências da escola.

“Este manual traz informações técnicas fundamentais sobre a quantidade necessária de pontos de acesso e roteadores para assegurar uma conectividade de qualidade. Ainda, o material fornece uma lista de equipamentos que garantem os parâmetros de velocidade recomendados”, explica.

Além disso, de acordo com ela, para mais informações e suporte técnico, as escolas devem entrar em contato direto com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de sua região.

“Cada CRE tem toda estrutura, por meio dos Núcleos de Tecnologia Educacionais (NTEs), para contribuir e facilitar a operacionalização correta da conexão. Elaboramos este material com muito carinho e estamos à disposição para qualquer esclarecimento”, reitera.

Departamento de Tecnologia da Informação

O Departamento Tecnologia da Informação (DTI) da Seduc visa fornecer orientação para formação permanente do pessoal em serviço; suporte de senhas do Sistema e Assessoria de Gestão de Tecnologia da Informação, além de promover e executar atividades de estímulo à inovação, ao empreendedorismo dos jovens e à qualificação do ensino gaúcho.

Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs)

Os Núcleos de Tecnologia Educacionais (NTEs) são ambientes computacionais com equipe interdisciplinar de professores qualificados para promover formação contínua aos professores. Também assessoram escolas da rede pública no uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Digital de Comunicação e Informação (TDIC).

Pela demanda de formação de professores, gestores e servidores, os NTEs estão vinculados aos Setores Pedagógicos das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Atendem, prioritariamente, professores e equipes diretivas de todas as escolas da rede pública estadual de educação, promovendo ações de formação pedagógica para uso, incentivo e inserção das TDIC nas práticas pedagógicas.

Secretaria da Educação