Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc expande Programa Aprende Mais para professores da 1ª série do Ensino Médio

Com inscrições a partir de 16/9, etapa do projeto passa a contemplar novo grupo de professores da Rede Estadual

Publicação:

Capa Matéria Aprende Mais Live
Com inscrições a partir de 16/9, etapa do projeto passa a contemplar novo grupo de professores da Rede Estadual

Para ampliar e reforçar as oportunidades de aprendizagem aos estudantes do Ensino Médio nas escolas estaduais, a Secretaria da Educação (Seduc) expandiu o Programa Aprende Mais. A iniciativa, com inscrições abertas a partir de 16/9 no Portal Educação, é voltada à formação de professores de diferentes níveis de ensino, com foco em Língua Portuguesa e Matemática, e passa a contemplar também os docentes de Matemática que atuam na 1ª série do Ensino Médio.  A live de lançamento, realizada nesta segunda-feira (15), foi conduzida por Sherol dos Santos, diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, e Katia Rocha, coordenadora de Ensino Médio, ambas da Seduc, com a participação de Mariana Bittar, coordenadora de Soluções Educacionais do Instituto Unibanco.

“Este é um momento muito importante para a nossa rede, porque marca uma nova etapa na recomposição das aprendizagens com foco em fortalecer a Matemática e garantir que nenhum estudante fique para trás”, ressalta Sherol.

A nova modalidade oferece uma trilha de formação específica para esses professores, com possibilidade de bolsas mensais aos participantes no valor de R$ 600. O projeto busca auxiliar o trabalho em sala de aula, disponibilizando, além do curso, um material didático específico para o desenvolvimento das atividades. O planejamento das aulas está baseado em uma estratégia de recomposição de aprendizagem, por meio de sequências didáticas que devem ser aplicadas pelos professores, dedicando entre dois a três períodos semanais a esse movimento com os estudantes.  

“Fizemos a opção por ter como foco a Matemática da 1ª série pois há uma transição importante nesta etapa entre o Fundamental e o Ensino Médio, além de percebermos uma defasagem acumulada em razão da pandemia e das enchentes que afetaram o RS nos últimos anos”, explica Katia Rocha.

As atividades foram estruturadas para serem trabalhadas de modo coletivo, em pequenos grupos de estudantes ou em turma, e de maneira individual. Assim, o objetivo é consolidar as habilidades previstas para a primeira série do Ensino Médio ao longo do terceiro trimestre de 2025. 

A seleção das aulas está fundamentada na Matriz de Referência, priorizando os eixos temáticos dos componentes de Matemática. O Aprende Mais - 1ª Série pode atender 3.658 professores regentes nessa área, com mais de 4 mil turmas ativas na Rede Estadual. O curso de formação, realizado de forma assíncrona e autoinstrucional, possui oito horas de duração. 

A aplicação das atividades, com o uso do material didático, deve ocorrer ao longo de oito semanas em todas as turmas da 1 ª série do Ensino Médio, iniciando a partir do dia 29 de setembro. 

Entre os conteúdos previstos para as sequências didáticas, estão temas como potenciação e radiciação, funções, gráficos e equações de 1º grau.

Assista a live completa:

00:00:00/00:00:00

Aprende Mais 1ª série | Lançamento

Aprende Mais 1ª série | Lançamento

Secretaria da Educação