Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc apresenta resultados da avaliação diagnóstica de fluência em leitura do Programa Alfabetiza Tchê RS

Dados foram apresentados pela secretária Raquel Teixeira na sede da Unisenac, nessa quinta-feira (15), na Capital

Publicação:

Secretária Raquel Teixeira destacando a importância do regime de colaboração para a alfabetização dos alunos no RS
Secretária Raquel Teixeira destacando a importância do regime de colaboração para a alfabetização dos alunos no RS - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) apresentou, nessa quinta-feira, 15 de junho, os resultados da avaliação diagnóstica de fluência em leitura do Programa Alfabetiza Tchê RS. A parceria pela alfabetização dos alunos, que ocorre em Regime de Colaboração com os municípios gaúchos e conta com a parceria do CAEd, avaliou cerca de 92 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública.

O evento contou com a presença da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; da secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski; dos subsecretários da Seduc; representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime/RS); representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs); representantes do centro de pesquisa CAEd; dos coordenadores regionais de educação, professores, representantes dos municípios e comunidade escolar. O encontro foi realizado na sede do Unisenac, no centro da Capital.

O desempenho dos estudantes foi classificado em pré-leitor (6 níveis), leitor iniciante e leitor fluente. O nível pré-leitor equivale a um estudante que ainda não possui condições de ler completamente nem as palavras isoladas; o nível leitor iniciante lê palavras em pequenas sequências, pausando entre as sílabas. Já no nível leitor fluente, o aluno chega à leitura automática de textos com naturalidade.

Como resultado da avaliação, na Rede Pública como um todo, 54% dos alunos estão no nível pré-leitor, 37% estão no nível leitor iniciante e 9% estão no nível leitor fluente.

Na Rede Estadual, 53% dos estudantes estão no nível pré-leitor, 37% estão no nível leitor iniciante e 10% estão no nível leitor fluentes. Considerando somente as redes municipais, 55% estão no nível pré-leitor, 37% no leitor iniciante e 8% no nível leitor fluente.

“A causa que nos une é a busca por uma educação de qualidade e como um direito de todos e todas. Por isso, é necessário termos uma visão de territorialidade, de olhar juntos na mesma direção. Uma educação pública, equitativa, que atenda o cidadão na sua integralidade. A avaliação de forma conjunta das redes estadual e municipais é um elemento essencial para aferir a alfabetização dos nossos estudantes gaúchos”, destaca a secretária estadual Raquel Teixeira.

A secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, explica que o sistema de avaliação da alfabetização do RS contempla ainda mais dois movimentos: a avaliação formativa, que será realizada no segundo semestre do ano letivo, e a avaliação somativa, que é amostral, e acontecerá no final do ano.

“Este é um momento que se consolidou a partir do desenvolvimento de parceria com as redes municipais, com o CAEd e com todos que elaboraram este programa de alfabetização no Estado. Isso inclui também a Undime/RS, a Famurs e demais entidades. Esta avaliação diagnostica foi o primeiro passo deste processo que irá qualifica o nível de fluência em leitura dos alunos”, afirma.
A direção da Fundação CAEd, Lina Kátia, considera que esta avaliação representa um pacto coletivo pela Educação pública.

“Esta é a primeira vez que nós fazemos uma avaliação onde o resultado considera os dados das escolas públicas de uma forma geral. Assim como o SAERS, que representa um marco para os gaúchos, aferir a fluência em leitura, para nós, representa um momento importante de mudança na compreensão da gestão educacional do país”, ressalta.

Presenças

Estiveram presentes também o subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo; a subsecretária de Governança e Gestão da Rede Escolar, Janaína Audino; a diretora do Departamento de Avaliação Educacional, Salete Albuquerque; representando a Undime/RS, o secretário municipal de Educação de Venâncio Aires, Emerson Elói Henrique; a coordenadora de Educação da Famurs, Fátima Ehlert; e o analista de avaliação da Associação Bem Comum (ABC), Hylo leal.

Secretaria da Educação