Seduc apresenta resultados da avaliação diagnóstica de fluência em leitura do Programa Alfabetiza Tchê RS
Dados foram apresentados pela secretária Raquel Teixeira na sede da Unisenac, nessa quinta-feira (15), na Capital
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A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) apresentou, nessa quinta-feira, 15 de junho, os resultados da avaliação diagnóstica de fluência em leitura do Programa Alfabetiza Tchê RS. A parceria pela alfabetização dos alunos, que ocorre em Regime de Colaboração com os municípios gaúchos e conta com a parceria do CAEd, avaliou cerca de 92 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública.
O evento contou com a presença da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; da secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski; dos subsecretários da Seduc; representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime/RS); representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs); representantes do centro de pesquisa CAEd; dos coordenadores regionais de educação, professores, representantes dos municípios e comunidade escolar. O encontro foi realizado na sede do Unisenac, no centro da Capital.
O desempenho dos estudantes foi classificado em pré-leitor (6 níveis), leitor iniciante e leitor fluente. O nível pré-leitor equivale a um estudante que ainda não possui condições de ler completamente nem as palavras isoladas; o nível leitor iniciante lê palavras em pequenas sequências, pausando entre as sílabas. Já no nível leitor fluente, o aluno chega à leitura automática de textos com naturalidade.
Como resultado da avaliação, na Rede Pública como um todo, 54% dos alunos estão no nível pré-leitor, 37% estão no nível leitor iniciante e 9% estão no nível leitor fluente.
Na Rede Estadual, 53% dos estudantes estão no nível pré-leitor, 37% estão no nível leitor iniciante e 10% estão no nível leitor fluentes. Considerando somente as redes municipais, 55% estão no nível pré-leitor, 37% no leitor iniciante e 8% no nível leitor fluente.
“A causa que nos une é a busca por uma educação de qualidade e como um direito de todos e todas. Por isso, é necessário termos uma visão de territorialidade, de olhar juntos na mesma direção. Uma educação pública, equitativa, que atenda o cidadão na sua integralidade. A avaliação de forma conjunta das redes estadual e municipais é um elemento essencial para aferir a alfabetização dos nossos estudantes gaúchos”, destaca a secretária estadual Raquel Teixeira.
A secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, explica que o sistema de avaliação da alfabetização do RS contempla ainda mais dois movimentos: a avaliação formativa, que será realizada no segundo semestre do ano letivo, e a avaliação somativa, que é amostral, e acontecerá no final do ano.
“Este é um momento que se consolidou a partir do desenvolvimento de parceria com as redes municipais, com o CAEd e com todos que elaboraram este programa de alfabetização no Estado. Isso inclui também a Undime/RS, a Famurs e demais entidades. Esta avaliação diagnostica foi o primeiro passo deste processo que irá qualifica o nível de fluência em leitura dos alunos”, afirma.
A direção da Fundação CAEd, Lina Kátia, considera que esta avaliação representa um pacto coletivo pela Educação pública.
“Esta é a primeira vez que nós fazemos uma avaliação onde o resultado considera os dados das escolas públicas de uma forma geral. Assim como o SAERS, que representa um marco para os gaúchos, aferir a fluência em leitura, para nós, representa um momento importante de mudança na compreensão da gestão educacional do país”, ressalta.
Presenças
Estiveram presentes também o subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo; a subsecretária de Governança e Gestão da Rede Escolar, Janaína Audino; a diretora do Departamento de Avaliação Educacional, Salete Albuquerque; representando a Undime/RS, o secretário municipal de Educação de Venâncio Aires, Emerson Elói Henrique; a coordenadora de Educação da Famurs, Fátima Ehlert; e o analista de avaliação da Associação Bem Comum (ABC), Hylo leal.