Secretário Vieira participa do Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação
Publicação:

O secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha, participou nesta segunda-feira (11) do 27º Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul e 3º Fórum da Undime Região Sul. O evento ocorreu no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa.
Vieira participou do debate sobre o Sistema Nacional de Educação e as implicações para a sua implantação. Também estiveram no painel o presidente licenciado da Undime RS, André Lemes, o presidente da Unidme PR, Celso Oliveira, o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Caram, a representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Carla Corrales, o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Domingos Buffon, e a educadora Márcia Carvalho.
Vieira, que também representou o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), defendeu a divisão mais justa dos recursos financeiros entre cada uma das esferas.
?Enquanto nós não sensibilizarmos a União da necessidade de encontrarmos uma melhor repartição desses recursos será muito difícil que os Estados e municípios possam cumprir com os seus deveres. Um exemplo é o piso nacional dos professores. Muitos estados não conseguem pagar, como é o caso do Rio Grande do Sul. A situação é a mesma entre os municípios, especialmente a partir dos dois últimos reajustes. As três esferas federativas têm esta tarefa urgente e inadiável de definir com clareza suas competências e responsabilidades e dar a cada um a fatia de recursos necessária para que possamos bem cumprir com nossos deveres?, disse Vieira.
O secretário também assinou um Termo de Adesão à Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação, oferecido pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase).
?Tenho a convicção de que estou assinando um documento que vai ser fundamental para que possamos cumprir com os nossos deveres e responsabilidades que estão contidas no Plano Estadual de Educação?, encerrou Vieira.