Secretária Raquel Teixeira participa do 31º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação do RS

Cerimônia de abertura do evento foi promovida pela Undime/RS na manhã desta quarta-feira (12)

Secretária Raquel Teixeira participou do evento da Undime/RS nessa quarta-feira (12) - Foto: Undime/RS

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participou, na manhã dessa quarta-feira, 12 de maio, da cerimônia de abertura do 31º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação do RS. O evento, mediado pelo presidente da Undime/RS, Marcelo Mallmann, abordou questões relacionadas ao modelo híbrido de ensino, a ressignificação das práticas pedagógicas na pandemia, as atividades escolares e as normativas vigentes para o ano letivo. O encontro foi transmitido pelo canal do Youtube UNDIME RS.

“É preciso fazer um grande pacto pela educação a partir de agora. Cabe a nós, gestores, a responsabilidade do desenvolvimento de crianças e jovens desta geração marcada pela pandemia”, explica a secretária Raquel.

Ainda, de acordo com ela, é necessário que as equipes diretivas e os professores desenvolvam atitudes colaborativas e participativas com o intuito de diminuir os efeitos da pandemia e do longo período de fechamento das escolas no ano de 2020.

“Temos que ressignificar e reconstruir o processo pedagógico sem esquecer que educação é feita de pessoas e para pessoas, mesmo que a tecnologia seja fundamental, é preciso das pessoas para realizar esta nova construção educacional”, reitera.

Presenças

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura os representantes das seguintes entidades e instituições: Victor Godoy, secretário executivo do Ministério da Educação (MEC); Emanuel Hassen; presidente da FAMURS; Janaína Franciscatto Audino; secretária municipal de Educação de Porto Alegre; Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime Nacional; Ana Cristina Ferrareze; promotora de Justiça do Ministério Público Estadual; Estilac Xavier, presidente do Tribunal de Contas do RS; Marcia Adriana de Carvalho, presidente do Conselho Estadual de Educação; e Fabiane Bitello, coordenadora Estadual da Uncme-RS.