Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária Raquel Teixeira participa da cerimônia de posse dos diretores e vice-diretores das 241 escolas de Porto Alegre

Encontro ocorreu no Colégio Júlio de Castilhos, na Capital, na manhã desta quarta-feira (12)

Publicação:

Secretária Raquel Teixeira na abertura da posse dos novos diretores e vice-diretores das escolas de Porto Alegre
Secretária Raquel Teixeira na abertura da posse dos novos diretores e vice-diretores das escolas de Porto Alegre - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, esteve presente, na manhã desta quarta-feira, 12 de janeiro, na cerimônia de posse dos diretores e vice-diretores eleitos e indicados das 241 escolas estaduais de Porto Alegre. O evento, realizado no Colégio Júlio de Castilhos, fez a entrega simbólica dos certificados aos gestores que estarão à frente das instituições de ensino no triênio 2022-2024.

Feito pela primeira vez de forma totalmente eletrônica, o pleito foi realizado por um sistema de votação desenvolvido em parceria com a PROCERGS e ocorreu nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2021.

Ainda, para terem a efetiva posse, os diretores começaram, no dia 15 de dezembro de 2021, o Curso de Formação de Gestores Escolares. A carga horária total prevista para a capacitação é de 360 horas e se estenderá até 2023, dividida em quatro circuitos.

O 1º circuito, que teve duração de 40 horas, foi organizado em quatro grandes dimensões: político-institucional, pedagógica, administrativo-financeiro e pessoal-relacional. Para concluir a formação, os gestores tiveram que realizar as atividades propostas no Portal Educação. Esta etapa foi um dos pré-requisitos para que fossem devidamente empossados. Ao todo, foram certificados mais de 5 mil profissionais em todo o Estado. O 2º circuito começa no dia 22 de março.

“Umas das novidades para os gestores que estão assumindo este mandato é o aumento no repasse da verba de autonomia financeira por meio do projeto Agiliza RS.  A ação, que integra o Avançar na Educação, prevê o montante extraordinário de R$ 228 milhões para as escolas de educação básica e profissional. Com o dinheiro em caixa, as próprias equipes diretivas das escolas poderão conduzir pequenos reparos, como troca de telhas, manutenção de rede elétrica, além de reformar prédios”, destaca a secretária Raquel Teixeira.

Ainda, conforme a secretária, esse investimento permite maior agilidade no encaminhamento de demandas e melhor gerenciamento da equipe diretiva para sanar questões de infraestrutura, qualificação do espaço escolar e investimentos tecnológicos.

“A personalidade, a liderança e a dedicação deste gestor serão fundamentais para promover todas estas mudanças e dar andamento aos projetos necessários dentro da escola. Eles são a inspiração e o exemplo dos jovens do século 21 que se encaminham para sua trajetória profissional”, reitera a titular da pasta.

Secretária Raquel  destacou o Agiliza RS e o aumento no repasse de autonomia financeira para os diretores a partir deste ano
Secretária Raquel destacou o Agiliza RS e o aumento no repasse de autonomia financeira para os diretores a partir deste ano - Foto: Diego da Costa

O coordenador da 1ª CRE, Alaor Baptista Chagas, destaca sobre a importância do trabalho conjunto entre Coordenadoria, diretores e professores da escola para executar um trabalho que amplie a capacidade técnica de atendimento à comunidade escolar.

“Quero parabenizar todos os diretores e vice-diretores eleitos e indicados que foram escolhidos para esta importante missão educacional ao longo dos próximos três anos. É um momento de muita honra e que celebra um dia importante de compromisso público e amor à educação do Rio Grande do Sul”, explicou.

Entrega simbólica dos certificados

Durante o evento foram entregues, de forma simbólica, os certificados para os diretores de duas instituições de ensino de Porto Alegre. São elas: Willian Richard Schisler, com a diretora Santina Correa Galli; e Santa Rosa, com o diretor Edson de Almeida Borba.

24
Diretor Edson de Almeida,da Escola Santa Rosa; secretária Raquel Teixeira; e diretora Santina, da Escola Willian Richard - Foto: Diego da Costa

Presenças

Ainda estiveram presentes, durante a cerimônia de posse dos diretores e vice-diretores das 241 escolas estaduais de Porto Alegre, os seguintes representantes: Christiane Tomasi, chefia de RH da 1ª CRE; Márcia Garcia, chefia pedagógica da 1ª CRE; Fernando Campos Rech, chefia administrativa da 1ª CRE; além da diretora do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Fernanda Schmidt Gaieski.

 

 Confira mas fotos

Secretaria da Educação