Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária Raquel Teixeira e 28ª CRE homenageiam estudantes da região de Gravataí

Jamilly Aguirre, selecionada para o Prêmio Jovem Senador pelo RS, e alunos finalistas do HackaTchê foram os contemplados

Publicação:

999
Alunos e professores da região de Gravataí receberam uma menção honrosa pelos trabalhos desenvolvidos - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa e Cainan Silva

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, esteve presente nesta quarta-feira, 11 de maio, na 28ª CRE, de Gravataí, no Café da Manhã Especial. O evento foi organizado para homenagear a aluna Jamilly Aguirre, da Escola Presidente Kennedy, selecionada para o Prêmio Jovem Senador pelo RS; e os alunos da Escola Técnica Leonel de Moura Brizola, que ficaram entre os seis finalistas do HackaTchê Seduc RS. São eles: Kauã Cruz, Laura Justo e Vitória Ourique sob a supervisão da professora Ana Bechara.

“É uma honra conhecer jovens tão talentosos. Eu fiz questão de vir aqui pessoalmente e quero dar o maior apoio para os projetos que estão sendo desenvolvidos. O interesse do aluno pela política e pela inovação tecnológica demonstra a importância de a Educação estar alinhada com as necessidades do século 21. Querer apropriar-se das coisas que dizem respeito à vida em sociedade e criar trabalhos empreendedores são, sem dúvida, formas de fortalecer o protagonismo juvenil”, destaca a secretária Raquel Teixeira.

444
Secretária Raquel Teixeira assinando as menções honrosas aos alunos e professores - Foto: Diego da Costa

A coordenadora da 28ª CRE, Marilza Pacheco, parabeniza a iniciativa dos alunos da região que se empenharam para alcançar os seus objetivos.

“Quero agradecer o empenho destes estudantes. Este é o resultado de uma educação pública de qualidade e gestores que se esforçam para oferecer todas ferramentas para o desenvolvimento integral do aluno. Parabéns, com o carinho de toda a equipe da 28ª CRE”, elogia.

A professora Ana Bechara, responsável pelo projeto da equipe Hydroponic Garden, da Escola Técnica Leonel de Moura Brizola, de Viamão, explica que o projeto consiste na criação de vídeos de formação para plantação de hortaliças onde a raiz da planta fica submersa na água.

“Este é um curso auto instrucional, elaborado por meio de vídeo aulas, para capacitar as escolas e a comunidade escolar. O cultivo hidropônico é uma prática sustentável que economiza água e diminui o custo de produção”, afirma.

777
Equipe Hydroponic Garden, da Escola Técnica Leonel de Moura Brizola, de Viamão, finalista do HackaTchê Seduc RS - Foto: Diego da Costa

A estudante Jamily Aguirre Marques, 18 anos, foi a vencedora do Rio Grande do Sul no concurso Jovem Senador e irá representar o Estado na edição de 2022. Aluna do terceiro ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Presidente Kennedy, de Cachoeirinha, ela foi orientada pela professora Daniela Rocha Machado.

“O processo foi bem intenso. Foram diversos rascunhos até chegar na versão final do meu texto. Acredito que essa conquista impactará no meu futuro e, também, na visibilidade da minha escola. A decisão da minha carreira profissional com certeza será influenciada por essa experiência tão rica. Será uma oportunidade para eu me encontrar neste ambiente” conta Jamily.

888
Aluna Jamilly Aguirre, da Escola Presidente Kennedy, selecionada para o Prêmio Jovem Senador pelo RS - Foto: Diego da Costa

Presenças

Ainda estiveram presentes a diretora da Escola Presidente Kennedy, Marta Veiga; o diretor da Escola Técnica Leonel de Moura Brizola, Evandro Minho; a professora Daniela Rocha Machado, além de demais representantes da 28ª CRE.

Secretaria da Educação