Retorno das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino auxilia no combate ao abandono e à evasão escolar

Relatos de equipes diretivas enaltecem a importância do retorno das aulas para fortalecer o vínculo com as comunidades escolares

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso, de Erechim, no retorno das aulas presenciais - Foto: Seduc

O retorno gradual das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, que contempla inicialmente os alunos do Ensino Médio e Ensino Técnico, prossegue com diversas iniciativas de cumprimento dos protocolos sanitários e atendimento aos estudantes que, desde o início da pandemia, não tinham uma rotina de rever professores e colegas em sala de aula.

Contando com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ambientes devidamente adaptados aos protocolos sanitários e os COEs locais constituídos, instituições de ensino de todo o Estado estão recebendo os estudantes para a retomada do contato pedagógico, alinhamento à nova matriz de referência do Modelo Híbrido de Ensino, fortalecimento do vínculo com a comunidade escolar e inclusão dos alunos que não tiveram acesso à internet durante o período da pandemia.

Entrega dos EPIs na Escola Dr. João Caruso, localizada em Erechim, foi entregue na última quarta-feira (21) - Foto: Seduc

Os alunos estão tendo aulas em revezamento com a divisão da turma, tendo presencialmente ao mesmo tempo no máximo 50% dos estudantes. O revezamento poderá ser realizado com os grupos alternando diariamente ou semanalmente.

Retorno das aulas presenciais reforça participação dos alunos em sala de aula

Na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso, localizada em Erechim, na 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), as atividades presenciais aos estudantes foram reabertas na última quarta-feira, 21 de outubro.

EPIs e materiais de higiene são itens obrigatórios nas escolas estaduais
EPIs e materiais de higiene são itens obrigatórios nas escolas estaduais - Foto: Seduc

O diretor César Beatrici elogia a chegada dos caminhões, que reforçaram os EPIs que a escola já tinha, e relata que já havia uma angústia, por parte da comunidade escolar, para que as aulas presenciais retornassem o mais breve possível.

Demarcação do espaço e medição de temperatura na entrada da escola é um dos requisitos para retorno das instituições de ensino - Foto: Seduc

“ Havia um anseio muito grande de pais e alunos, por isso já estávamos prontos há meses para recebê-los. Muitos de nossos estudantes tinham dificuldade de acessar as aulas pelo celular e boa parte não tem condições de adquirir, pois reside em áreas de vulnerabilidade social. Por isso, reforço que, no nosso caso, o retorno era fundamental para evitar o abandono e a evasão escolar”, destaca.

Na Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco, localizada no município de Três de Maio, na 17ª CRE, o retorno das aulas presenciais também ocorreu no dia 21 de outubro.

A direção, que já havia adquirido uma parte dos EPIs e os materiais de higiene recebeu, pela manhã, o carregamento dos termômetros que serão utilizados para cumprimento dos protocolos sanitários.

Em relação ao processo de distribuição da Alimentação Escolar, a diretora Rejane Beatriz Petry conta que o processo está ocorrendo dentro da própria escola. “Temos um refeitório bem amplo e estamos seguindo todos os protocolos sanitários vigentes de distanciamento controlado na portaria 01/2020 Seduc/SES.  A merenda está sendo servida com o uso de máscaras e luvas descartáveis”, detalha.

Distanciamento social e aplicação dos protocolos sanitários foi realizado no refeitório da  Escola Castelo Branco
Distanciamento social e aplicação dos protocolos sanitários foi realizado no refeitório da Escola Castelo Branco - Foto: Seduc

Ainda, conforme a diretora, o período de pandemia e o retorno das aulas presenciais trouxeram um outro elemento evidente na relação com o aluno: a saudade. “ O laço afetivo com a comunidade, a dificuldade de aprendizado de alguns estudantes sem acesso à internet e o amor que nos une aos nossos jovens foram fatores importantes na nossa decisão. Reabrimos em benefício das famílias da nossa região”, reitera.

Em Porto Alegre, na 1ª CRE, a realidade não é diferente. No Colégio Estadual Professor Elmano Lauffer Leal, localizado no bairro Jardim Itu Sabará, todos os EPIs e materiais de higienização já foram recebidos com verbas do Governo do Estado. A instituição atende estudantes do Ensino Médio e Ensino Técnico.

Na quarta-feira, 14 de outubro, foram entregues os materiais de limpeza. Na sexta-feira, 17 de outubro, foram distribuídos os termômetros e as máscaras.

Conforme a diretora Sheila Skoropad Jardim, os níveis de ensino oferecidos pela instituição envolvem atividades práticas e, por isso, o retorno das aulas presenciais, de acordo com ela, foi essencial para a preparação e capacitação dos alunos.

“Nossas modalidades de ensino necessitam deste contato. Sem o olhar do professor, sem acompanhamento de perto, o aprendizado fica prejudicado. Nós voltamos em benefício da nossa comunidade escolar e por eles seguiremos mantendo todas as normas de segurança previstas”, enaltece.

Distanciamento social controlado é um dos requisitos para o retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul - Foto: Seduc

Investimento

Para o retorno das aulas presenciais, o Estado irá dispor de um investimento extra na ordem de R$ 270 milhões para aprendizagem, capacitação, aquisição de equipamentos de proteção e materiais de desinfecção e contratação de professores e profissionais de apoio (serventes e merendeiras). Especificamente para a compra de EPIs e materiais de higienização, que serão utilizados por alunos e professores ao longo das aulas presenciais, o Governo do Estado está realizando um investimento de R$15,3 milhões.

Cronograma de retorno das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino

Ensino Médio e Ensino Técnico: a partir de 20 de outubro