Projeto Remar é implantado em escola de Porto Alegre
Publicação:

No último dia 9 de março, foi realizado o lançamento do projeto Respeito, Educação e Proteção do Meio Ambiente pelo Remo (REMAR).
O Projeto Remar consiste em incluir a modalidade de remo nas aulas de educação física a partir do 6º ano do Tempo Integral da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria José Mabilde, localizada no Bairro Arquipélago, em Porto Alegre.
O Remar é um projeto piloto que conta como parceiros a Escola Maria José Mabilde, Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), Clube Grêmio Náutico União (GNU) e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
Além de promover gratuitamente a prática desportiva do remo, de forma orientada e com metodologia estruturada, o projeto espera dar uma visibilidade positiva para as ilhas, tornando o arquipélago uma referência esportiva de caráter social, educativo e ambiental.
“A ideia é que seja a primeira escola do país a ter o Remo dentro da educação física escolar no Brasil, como já existe na Nova Zelândia, Austrália e na Europa. É algo inédito, e todos estão fazendo parte desta história”, disse o coordenador de remo do Grêmio Náutico União, Marcelo Varriale.
As escolas públicas localizadas às margens do Rio Jacuí, têm uma trajetória ligada à vida náutica e devem desenvolver projetos relacionados diretamente com o rio e o meio ambiente.