Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Projeto Escolha Certa está com as inscrições abertas até 10 de junho

Iniciativa oferece ensino complementar para alunos que concluíram o Ensino Médio na Rede Estadual

Publicação:

Crédito: Seduc
Crédito: Seduc
Por Diego da Costa

Com o intuito de melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lança o Escolha Certa. A ação, que será realizada entre os meses de maio e dezembro deste ano, é destinada para os estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2020 e 2021. As inscrições para o Escolha Certa ocorrem até o dia 10 de junho e estão disponíveis clicando aqui. O início das aulas está previsto para o dia 31 de maio.

PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI

Serão oferecidas quatro opções de trilhas de aprendizagem.  Em todas elas serão disponibilizadas aulas de Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho.

A opção 1 contemplará somente os conteúdos já citados; a opção 2 terá também a preparação para o Enem com acesso gratuito à plataforma Me Salva; a opção 3 contará com cursos de capacitação em tecnologias da informação, desenvolvimento de sistemas, programação e outras áreas de tecnologia e empreendedorismo; por último, a opção 4 trará a capacitação em Economia Criativa: artes visuais, design, multimídia e tecnologias voltadas à comunicação.

As aulas ocorrerão no formato híbrido, onde o estudante poderá escolher se prefere cursar de forma presencial ou apenas remota. As aulas presenciais ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras no turno noturno, das 19h às 22h, no polo selecionado pelo aluno  

No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destaca que o modelo visa atender uma demanda dos próprios estudantes, que foram prejudicados pelo período da pandemia e demonstraram interesse em continuar o aprofundamento dos estudos após estarem formados.  

“Vivemos um momento de muitas dificuldades devido à pandemia e na área da Educação não seria diferente. Nossos alunos do Ensino Médio tiveram perdas de aprendizagem e a nossa meta é oferecer um período a mais de estudos para que se sintam seguros antes de ingressar no mundo do trabalho”, explica.

Capacitações com instituições parceiras

Os alunos que se inscreverem no Escolha certa terão indicação e acesso gratuito a alguns cursos da temática escolhida com instituições parceiras. A iniciativa tem o intuito de oportunizar o conhecimento e aproximar ainda mais os estudantes do mercado de trabalho e da área em que almejam. Entre os parceiros da Seduc estão o SEBRAE, o SENAI, o Instituto Caldeira, a plataforma Me Salva e o Co.liga.

Secretaria da Educação