Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Projeto da plataforma Elefante Letrado incentiva a leitura e premia estudantes da região de Porto Alegre

Evento ocorreu na 1º Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e contou com a presença de representantes da Seduc

Publicação:

Sr. Elefante e os alunos premiados da região de Porto Alegre
Sr. Elefante e os alunos premiados da região de Porto Alegre - Foto: Seduc
Por Cainan Silva sob a supervisão de Diego da Costa

Ocorreu, nesta quarta-feira, 9 de março, a entrega de prêmios do “Projeto Verão Leitura – Alunos Mais Leitores” à comunidade escolar da 1ª CRE que utiliza a Plataforma Elefante Letrado. Os vencedores foram os alunos que mais leram entre os dias 1º de janeiro a 28 de fevereiro. Os três primeiros colocados receberam uma mochila das mãos da mascote Sr. Elefante.

Os alunos vencedores foram Sofia Vigano, do Instituto Flores da Cunha; Erick Claudino, da Escola Gustavo Armbrust; e Dienifer Soares, da Escola Branca Diva. Os três alunos leram por mais de 40h na plataforma entre os meses de janeiro e fevereiro e receberam, como prêmio, uma mochila personalizada do Elefante Letrado.

O diretor-geral da Seduc, Guilherme Corte, prestigiou a premiação e lembrou da importância dos pais e responsáveis para despertar a vontade de ler nas crianças: “Quero deixar meu agradecimento aos familiares dos alunos presentes por propiciar um ambiente favorável à leitura, algo tão importante e essencial para a educação”, destaca.

Ao anunciar os vencedores, o coordenador da 1ª CRE, Alaor Baptista Chagas, reforçou a importância da leitura para o aprendizado: “Num momento difícil de pandemia, a plataforma Elefante Letrado proporcionou condições pedagógicas para os alunos e professores. Buscaremos ampliar o uso desta ferramenta. Precisamos incentivar cada vez mais a leitura”, enaltece.

Durante o evento, aconteceu, também, o sorteio de uma caixa de som da Rádio Elefante entre as escolas que marcaram presença no espetáculo teatral online Memórias de Elefante. O aluno D’Alessandro Marques, do Colégio Japão, foi um dos vencedores. A professora Maria Rita Gonçalves, da Escola Madre Maria Selima, também foi uma das sorteadas. Os selecionados fizeram parte da Contação de Histórias promovida nos dias 16 e 17 de novembro de 2021.

Elefante Letrado

A plataforma Elefante Letrado foca os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oferecendo livros, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico de cerca de 250 mil alunos da Rede Estadual de Ensino. Com um acervo literário selecionado por curadoria especializada e organizado em níveis de proficiência, o Elefante Letrado reconhece e respeita os diferentes tempos e estilos de aprendizagem dos estudantes, desafiando-os a ampliar permanentemente suas habilidades de leitura e sua bagagem cultural.

As atividades pedagógicas constantes na plataforma estão alinhadas à BNCC. Além disso, há também a possibilidade de gravação de áudio de leitura dos alunos, e da realização de suas próprias produções escritas sobre as obras lidas.

A plataforma também apresenta aos professores e gestores relatórios sobre o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes e turmas em relação à leitura, sendo um significativo instrumento complementar de avaliação e acompanhamento dos alunos. São 560 livros em português, 174 autores de 22 diferentes tipos de gêneros textuais.

 

 

Secretaria da Educação