Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Projeto da 24ª CRE leva jornal para salas de aula há 24 anos na região

Durante a pandemia, formato foi adaptado e professores recebem o material por WhatsApp

Publicação:

Cartaz do JP na Sala de Aula
Atividades abrangem 4,4 mil alunos da região - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

Há 24 anos, uma parceria entre a 24ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), de Cachoeira do Sul, e o Jornal do Povo leva uma vez por mês uma edição do periódico para as salas de aula da região. O material é usado pelos alunos para a elaboração de trabalhos, alguns deles publicados, depois, no próprio jornal. Com a pandemia, o projeto foi reinventado: agora, os professores recebem o PDF da edição por WhatsApp, podendo, assim, dar prosseguimento à atividade.

O projeto conta com 111 professores participantes de 38 escolas públicas e particulares de Cachoeira do Sul, Agudo, Paraíso do Sul e Cerro Branco. Cerca de 4,4 mil alunos são abrangidos e desenvolvem atividades pedagógicas com o jornal, agora não mais em sala de aula, mas em suas casas.

Os professores participantes do projeto se reuniram em videoconferência de boas-vindas ao novo formato, na qual trocaram experiências e sugeriram maneiras de trabalhar com o jornal com suas turmas. Os alunos são estimulados a ler, refletir e reescrever notícias, entre outras ações, visando absorver o conteúdo e sua linguagem.

A coordenadora da 24ª CRE, Elaine Dalcin, salienta que a parceria sempre levou os mais diversos gêneros textuais para a sala de aula, a fim de que os estudantes estejam inseridos no cotidiano da cidade a partir da leitura do jornal impresso. “Neste ano, devido à pandemia, o projeto não estava acontecendo, porém voltou no mês de agosto, circulando nos grupos de WhatsApp e já sendo usado no Google Classroom, mostrando que nossos docentes estão se reinventando e oportunizando a aprendizagem das mais diversas formas para nossos alunos”, observa.

Secretaria da Educação