Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Programa Jovem Senador é adiado para 2021

Concurso de Redação e semana de atividades parlamentares presenciais foram postergados em virtude da pandemia

Publicação:

Logo do Jovem Senador
Departamento Pedagógico sugere o plantio de uma árvore, como simbologia do crescimento e do conhecimento construído pelos jovens - Foto: Divulgação

A edição 2020 do Programa Jovem Senador (JS) teve suas atividades adiadas pelo Senado Federal, em decorrência do contexto pandêmico. Assim, tanto o Concurso de Redação quanto a semana de atividades parlamentares presenciais foram postergadas para 2021, por ora, sem data definida. A memória e a participação dos estudantes no JS, entretanto, serão valorizadas nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Para tanto, o Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) sugere o plantio de uma árvore, como simbologia do crescimento e do conhecimento construído pelos jovens em prol do exercício de sua cidadania.

Todas as escolas de Ensino Médio podem participar da proposta do programa. Os estudantes do Ensino Médio plantarão uma muda de árvore, de qualquer espécie cujas características biológicas sejam compatíveis com o bioma em que se insere a instituição de ensino. O plantio deve ser registrado por fotos ou vídeos para, posteriormente, serem publicados nas redes sociais da escola, bem como nos perfis das redes sociais dos estudantes eprofessores envolvidos, fazendo referência ao perfil do JS @jovemsenador (no Instagram e/ou no Facebook), durante o mês de dezembro.

Todos os estudantes do Ensino Médio podem participar desse plantio, tendo participado ou não de edições anteriores do JS. Os registros também podem ser enviados à Coordenação Estadual do JS, para que a adesão das escolas o Projeto Jovem Senador seja divulgada nas redes sociais da Seduc, por meio do endereço acs-gab@seduc.rs.gov.br.

Em decorrência do contexto instável da presença física nas escolas da Rede e das características climáticas do Rio Grande do Sul, diante da proximidade do verão, sugere-se que o plantio seja feito nas próprias casas dos estudantes e professores do Ensino Médio, para garantir que as jovens árvores recebam a devida atenção nos cuidados do início de suas vidas verdejantes.

O plantio das árvores representa a participação dos jovens na vida em sociedade, o exercício de sua cidadania, a construção do seu conhecimento e também o compromisso com o meio-ambiente.

Secretaria da Educação