Professores recebem tablet educacional <BR>
Publicação:

Os docentes da Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela foram os primeiros a receber os tablets educacionais, dentro do programa RS Mais Digital ? projeto Província de São Pedro, após participar do curso de capacitação de oito horas, ministrado no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), em Estrela.
A solenidade de entrega dos tablets ocorreu na terça-feira (2), no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, reunindo professores, coordenadores pedagógicos, direções das escolas de Ensino Médio e estudantes do Curso Normal do Instituto Estadual de Ensino Médio do município sede da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A titular da CRE, Marisa Bastos, destacou que a entrega do equipamento está inserida em um dos eixos prioritários da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a modernização tecnológica das escolas. Manifestou sua satisfação em estar entregando nas mãos dos professores uma ferramenta didática importante que desafia o aprendizado, e oportuniza condições diferenciadas para planejar e interagir com as relações didática e pedagógica na sala de aula.
Dirigindo-se aos professores, disse que o manuseio do tablet, para muitos é uma habilidade a ser conquistada e seu uso para fins educativos deverá ser inserido no cotidiano enquanto ferramenta contributiva para avançar profissionalmente e evidenciar maior qualidade. ?Buscar a aprendizagem, ensinar e educar são três grandes temas que perpassam pela comunicação, pelas tecnologias e isto está implícito no nosso trabalho?, destacou a coordenadora.
A professora de Matemática, Ariani Dalmoro, participou da formação e, embora tenha contato com as mídias, encontrou algumas dificuldades que deverão ser superadas, segundo ela, através do próprio manuseio do equipamento. ?Acho que a tecnologia na ponta dos dedos nos aproxima mais do aluno que, na maioria das vezes, tem um conhecimento maior que o do professor. O tablet nos possibilitará uma informação contínua?, salientou a professora, afirmando que usará a ferramenta para o incremento de suas aulas.
Oito horas de formação
Os docentes que integraram o primeiro polo de formação foram, segundo os professores formadores, Liane Maria Sulzbach, Vyvian Céres Kontz, Günther Wüsth, do NTE da 3ª CRE, produtivos e participativos no decorrer das oito horas de formação, fundamentais para a utilização da ferramenta educacional.
Nesta semana serão capacitados os professores nomeados de Ensino Médio das Escolas de Educação Básica Vidal de Negreiros, nesta quarta-feira (3); Nicolau Müssnich, na quinta-feira (4), e o IIEM, na sexta-feira (5). Na próxima semana, dia 12, serão capacitados os professores da Escola Estadual de Colinas e da Escola Estadual 25 de Maio, de Imigrante, onde será a formação. No dia 15 participarão das oito horas de formação os docentes do Colégio Estadual Jacob Arnt e Ensino Médio de Fazenda Vilanova, na escola estadual de Bom Retiro do Sul. A maior escola estadual da região, o Castelo Branco, de Lajeado, com 49 docentes, sediará o encontro de formação nos dias 17, 18 e 22 de abril. No dia 23 encerra-se o polo de Lajeado com capacitação dos professores da Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo e Ensino Médio Santo Antônio. Até o final do mês de maio todos os educadores do Ensino Médio estarão capacitados para o uso do tablet educacional.
Na 3ª CRE serão repassados cerca de 500 aparelhos. A aquisição da ferramenta envolveu um investimento de 10 milhões, sendo seis provenientes do MEC/FNDE ? Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e quatro milhões do governo estadual.