Formação prepara professores para fortalecer eletivas nas novas escolas de EMTI
Encontro reuniu educadores de escolas que aderiram ao programa em 2025 para aprofundar a Metodologia de Êxito em Eletivas
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Nos dias 11 e 12 de junho, professores e supervisores de escolas que passaram a integrar o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em 2025 participaram de uma formação dedicada à construção e qualificação das disciplinas eletivas. O encontro teve como foco a Metodologia de Êxito em Eletivas, e buscou fortalecer a atuação dos educadores no desenvolvimento do Projeto Escolar das unidades.
Durante o evento, conduzido por formadores do ICE (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação), os participantes aprofundaram a compreensão conceitual e metodológica das eletivas, com foco na elaboração de propostas alinhadas às necessidades dos estudantes e ao desenvolvimento de seus Projetos de Vida.
Durante o evento, os professores discutiram estratégias para diversificar o currículo escolar a partir do contexto de cada comunidade escolar. A programação incluiu momentos de escuta, troca de experiências e construção coletiva. Professores compartilharam projetos que já desenvolveram nas escolas e participaram de atividades práticas de elaboração de novas propostas de eletivas, com base nas realidades locais e nas demandas observadas junto aos estudantes.
As Eletivas devem aprofundar, diversificar e enriquecer os conhecimentos trazidos pelos componentes curriculares da BNCC. Para isso, elas devem ser concebidas com a presença de mais de um componente curricular para assegurar o estudo a partir das diferentes lentes das ciências naturais e sociais, da matemática e das linguagens, refletindo na capacidade de leitura e compreensão do mundo e do conhecimento a serviço da humanidade. Devem, também, ser pensadas a partir de temas necessariamente ancorados na BNCC e considerar as características e singularidades locais, além de atender às necessidades de aprendizagem e interesses dos estudantes.
A articulação entre eletivas e Projeto de Vida dos alunos foi um dos destaques da formação. A proposta das eletivas no EMTI vai além do conteúdo: é um convite ao protagonismo estudantil, à experimentação e ao autoconhecimento.
Nos dias 17 e 18 de junho, a formação será realizada novamente, contemplando os professores e supervisores das demais escolas de expansão do EMTI que ainda não participaram do encontro. A iniciativa garante que todos os educadores das unidades que aderiram ao programa em 2025 tenham acesso às orientações e ao aprofundamento da Metodologia de Êxito em Eletivas.
A formação sobre eletivas integra um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria da Educação do RS para qualificar a implementação do EMTI nas escolas da rede estadual.