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Professores de escolas da Capital têm formação do Projeto Trilhas

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Incentivo à Leitura
A Secretaria do Estado da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, realiza nesta quarta-feira (22) formação dirigida a professores de 216 escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) ? Porto Alegre ? que vão desenvolver o Projeto Trilhas de incentivo à leitura e escrita. Iniciativa conjunta do Ministério da Educação com o Instituto Natura, o Trilhas busca a criação de oportunidades para que alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita. Também é objetivo do programa favorecer a escola na criação ou sistematização de encontros de formação continuada de professores com a perspectiva de troca, reflexões e aprendizados coletivos. A formação está sendo realizada em dois turnos, com 108 escolas em cada um e marca o início do projeto em Porto Alegre. O término está previsto para o final deste ano. De acordo com a diretora pedagógica do projeto no Instituto Natura, Márcia Verri, que acompanha a atividade, o Trilhas propõe a exploração de atividades que incidem sobre práticas de leitura e produção de atividades de reflexão linguística como objetivos complementares, e não sucessivos ou alternativos e se efetiva por meio de diferentes materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho cotidiano do professor no campo da leitura, da escrita e da oralidade, com crianças de 6 anos, com o objetivo de inseri-las em um universo letrado. Esse conjunto de materiais inclui volume com fundamentação teórica, de orientação para secretários, diretores e professores, livros de literatura infantil, jogos e cartelas de ilustrações. O kit completo é de propriedade da escola que o recebe e, para cada material, há um uso diferente. Segundo Márcia Ferri, a execução do Trilhas no Estado pode ser considerada um sucesso. O projeto está sendo executado em municípios prioritários e grandes cidades em todo o país. A prioridade se concretiza a partir de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Escolas prioritárias também podem estar no programa. O Projeto está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094/2007), que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura nas salas de aula. A intenção é alcançar a meta de 6,0 pontos estabelecida para o IDEB para 2022. No que diz respeito especificamente ao Rio Grande do Sul, é meta do Projeto Trilhas auxiliar o aumento do IDEB dos municípios prioritários, auxiliar o processo de aprendizagem das crianças e o processo formativo dos professores e de todos os envolvidos na Rede de Ensino.
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