Professora de Xangri-lá concorre a uma viagem à Tunísia
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Nesta semana, a professora Iara Teresinha Deuner Ribeiro, da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz, de Osório (11ª Coordenadoria Regional de Educação), viaja a Brasília para participar da atividade final do 3º Concurso de Tecnologias Sociais Aprender e Ensinar, promovido pela Fundação Banco do Brasil (FBB) em parceria com a revista Fórum. A professora do litoral norte é uma das 64 finalistas de todo o país e disputou o concurso com 4.695 professores brasileiros. Além de ter conquistado um tablet e um troféu, ela concorre, com os demais finalistas, à participação no Fórum Social Mundial, que será realizado no final de março em Túnis, capital da Tunísia. O encontro em Brasília será nos dias 22 e 23.
Certamente, a viagem da professora nesta semana não será apenas em direção à Capital Federal. Na memória, também será refeito o percurso proposto e vivido no projeto de inclusão e diferenças sociais ?Sempre Cabe Mais Um?, que ela desenvolveu junto a uma turma de alfabetização com 25 alunos entre 6 e 7 anos, que apresentava problemas de socialização: em Sempre Cabe mais Um, Iara levou para o cotidiano da sala de aula um aluno virtual, pois na alfabetização também eram usadas diferentes mídias. Este aluno virtual foi materializado na boneca Melinda de Estrela (batizada pelos alunos). Tecnologicamente, a professora utilizou data show para envolver os alunos e a boneca, na criação de uma história coletiva. Melinda também era diferente dos demais: ela era uma estudante com deficiência, que precisava da atenção, cuidados e respeito dos colegas. Além do cotidiano escolar, a boneca passou a circular, nos finais de semana, pelas residências dos alunos. A cada final de semana, ela ia com um colega para casa. Assim, além dos estudantes, o projeto transcendia o ambiente escolar, alcançando as famílias.
A professora Iara lembra a realização com o percurso do projeto: ?a experiência foi um ?bum? na sala. Não se viam mais brigas e todos queriam se juntar para agradar a nova aluna. Foi prazeroso e os resultados maravilhosos. Criamos textos coletivos e muitas atividades envolvendo a vida de Melinda, que passou a fazer parte da escola e das turmas dos primeiros anos?. A professora finalista do concurso nacional, que concorre a levar seu projeto para outro continente no mês de março, destaca que o projeto contribuiu para o desenvolvimento pedagógico dos pequenos estudantes. Feliz em ser finalista no certame, a professora Iara enfatiza outras vitórias, as cotidianas. ?Final de ano, praticamente 100% de alunos frequentes, alfabetizados e felizes e eu realizada?, ela resume.