Professor Chassot faz palestra para assessores do Ensino Médio
Publicação:

O professor Attico Chassot palestrou para os assessores de Ensino Médio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (1º), no Centro de Treinamento da Companhia Estadual de Processamento de Dados (Procergs), na zona sul de Porto Alegre. Chassot abordou o tema da transdisciplinaridade na educação. A palestra fez parte da formação promovida pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (DP/Seduc) para qualificar a implantação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul.
O professor Chassot falou sobre as diferentes perspectivas de ver o mundo no ocidente: os conhecimentos primitivos, os mitos, o pensamento mágico, a religião e a ciência. Ele alertou para: ?O recrudescimento do fundamentalismo religioso, que se contrapõe ao conhecimento científico, em temas como o surgimento e evolução das espécies?. Para Chassot: ?A escola e a universidade (tradicionais) tem um caráter dogmático, pois surgiram vinculadas às igrejas?. Ele discorreu sobre as quatro grandes rupturas na ciência ocidental: revoluções copernicanas, lavoisierana, darwiniana e freudiana, que determinaram mudanças radicais nas formas de ver e estar no mundo.
Chassot defendeu a necessidade de superação da fragmentação do conhecimento na educação: ?Que deve partir da disciplina para a transdisciplinaridade e para indisciplina?. O palestrante define a indisciplina como o ato de incluir a própria disciplina nas outras disciplinas, trazer as outras disciplinas para dentro da própria disciplina e a negação da disciplina. ?Mas tudo isso só faz sentido se for para construir um mundo melhor?, conclui o palestrante.
Currículo
Attico Chassot é licenciado em química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), mestre e doutor pela mesma instituição e pós-doutor pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Faculdade Porto-alegrense (FAPA), UFRGS (onde foi coordenador e diretor do Instituto de Química), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), onde foi Coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação. É autor de vários livros, entre eles: ?Para que(m) é útil o ensino??, ?Alfabetização científica? e ?Memórias de um professor?.