Primeiro dia do Seminário de Educação Profissional do Estado traz atrações nacionais e valoriza produção das escolas
Evento segue nesta quinta-feira (10), na sede da Fecomércio-RS, a partir das 8h30
Publicação:
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Superintendência Profissional do Estado (Suepro), promoveu, nesta quarta-feira, 9 de novembro, o primeiro dia da programação do Seminário da Educação Profissional – “Perspectivas futuras de um mundo em transformação”. Realizado na Fecomércio-RS, o evento, que segue nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 8h30, com transmissão pelo canal do YouTube TV Seduc RS, contou com a presença de representantes do poder público, lideranças empresariais, exposição de projetos de escolas técnicas estaduais, canções entoadas pelos estudantes, além de coffee breaks com alimentos produzidos pelas escolas agrícolas.
A mesa de abertura, que ficou com a condução da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; também teve a presença do superintendente da Educação Profissional do Estado (Suepro), Bruno Anicet Bittencourt; e a representante do Itaú Educação e Trabalho, Carla Chiamarelli.
“O objetivo desse seminário é pautar a Educação Técnica e Profissional como uma atividade prioritária nesse mundo em transformação. Convidar estudantes, empresas e escolas para discutirmos juntos e construir um conjunto de prioridades que atendam aos anseios dos jovens”, destaca a secretária Raquel Teixeira.
O superintendente Bruno deu as boas-vindas aos estudantes, professores e convidados.
“Este é um evento muito importante que reúne competências e talentos de estudantes de diversas regiões do Estado. Existem muitas oportunidades na Educação Profissional e nós queremos mostrar que este é um caminho para o desenvolvimento do empreendedorismo e do protagonismo juvenil. A Rede Estadual do RS é uma das que mais oferece estes cursos de forma totalmente gratuita. Por isso, queremos que os jovens conheçam e participem”, explica.
As Políticas Públicas e os modelos de governança na construção de uma Educação Profissional para a nova geração
O segundo painel do dia teve a mediação da secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski. O debate contou com a presença do secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Cláudio Gastal; do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia (SITC), Alsones Balestrin; e do diretor de Inovação e Projetos Estratégicos da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (STER), Jorge Imperatore.
Em suas falas, o secretário da SPGG, Cláudio Gastal, ressaltou a importância de enxergar o ensino profissional como uma alavanca no aumento de produtividade do Estado e do papel da governança no processo.
“Trabalhamos com a capacidade de avaliar sistematicamente os números atuais, direcionar o rumo da gestão com precisão e, então, monitorar os resultados para desenvolver diferentes potencialidades regionais do Rio Grande do Sul”, contou.
“Lideranças Femininas em um Cenário de Incertezas”
Durante a tarde, no painel “Lideranças Femininas em um Cenário de Incertezas”, conduzido pela secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, o 4º painel do Seminário da Educação Profissional e Tecnológica no Estado contou com a presença da Luíza Helena Trajano, presidente do Conselho da Magazine Luíza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil.
Em pauta, as transformações tecnológicas no pós-pandemia, as mudanças na Educação, a valorização do aspecto emocional no ambiente de trabalho e o incentivo ao empreendedorismo e ao protagonismo juvenil.
“O mundo mudou, a sociedade mudou e o mundo do trabalho mudou. A reforma do Ensino Médio que a gente faz hoje é uma resposta às novas necessidades dos jovens do século 21. O Ensino Médio Gaúcho, implantado a partir deste ano, visa ter esta estrutura curricular mais flexível para que o aluno tenha esse protagonismo e saiba fazer escolhas que colaboram para a sua trajetória profissional”, destacou a secretária Raquel.
A empresária Luíza Helena Trajano trouxe a sua experiência de vida que se entrelaça com a fundação das Lojas Magazine Luíza. Ela, que por meio das entidades que faz parte, reúne-se com estudantes de todo o Brasil, destaca a mudança de perfil do profissional nos pós-pandemia.
“É preciso ter interação com as pessoas. É entender e poder dar aquilo que o público precisa. Não é mais oferecer aquilo que você pré-determinou. É ter atenção ao que o cliente está falando. Além disso, não basta mais ter a competência técnica para determinada área. É preciso, antes de tudo, ter habilidades socioemocionais. Os jovens que chegam no mercado têm que saber lidar com as pessoas e ter inteligência emocional”, explicou.
Conectada com temas importantes como inclusão social, igualdade racial e igualdade de gênero, a Magazine Luiza também é uma das empresas que mais investe no processo de trainee e seleção dos colaboradores.
“Nós prezamos muito pelo valor humano. Pela qualificação das nossas relações sociais. Para vocês aprenderem o que é ser humano vocês têm que estar junto e não preso dentro de uma sala. Entre em movimento e aprenda a servir. Servir é um ato nobre”, finalizou.
Educação Profissional e a participação do setor produtivo: parceria necessária!”
Encerrando a tarde do primeiro dia do Seminário da Educação Profissional, aconteceu o 5º painel do evento, intitulado “Educação Profissional e a participação do setor produtivo: parceria necessária!”, com mediação de Roselaine Moraes, especialista em Educação na área de Políticas Públicas. Foram abordados temas como a velocidade das mudanças no mercado de trabalho e a importância da participação do Sistema S - conjunto de instituições de categorias profissionais - na educação profissionalizante.
O debate contou com a participação do superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Juliano André; do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS); do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), Carlos Artur Trein; e do coordenador de Formação Profissional Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), Herton Lima.
Para o superintendente regional do SESI-RS, Juliano André, o foco precisa ser possibilitar o acesso dos jovens à formação técnica. “Acreditamos que a educação precisa ter princípios profissionalizantes, como o pensamento computacional e as competências socioemocionais. Preparar para o mercado de trabalho é, inclusive, propiciar que os jovens possam trabalhar em profissões que só irão existir no futuro”, conta o superintendente.
Painéis reúnem lideranças
Os nove painéis que ocorrem ao longo dos dois dias de evento contarão com a presença de representantes da sociedade civil, do poder público e personalidades de destaque na área da Educação, como Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração da Magazine Luiza; Cláudio Gastal, secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS; Stefanie Eskereski, secretária adjunta de Educação do RS; Alsones Balestrin, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS; Ana Inoue, Superintendente da Itaú Educação e Trabalho; Carla Chiamarelli, da Itaú Educação e Trabalho; José Paulo da Rosa, diretor do SENAC; Carlos Artur Trein, diretor-geral do SENAI; Sônia Elisabeth Bier, gerente de Educação do SESI-RS; Herton Lima, supervisor de assistência técnica e gerencial do SENAR-RS; Roselaine Monteiro, representante do SEBRAE-RS; além de membros do Instituto Caldeira, da Fundação Liberato Salzano, da UFRGS, PUCRS, UNISINOS, UERGS e da AGPTEA.
Inscrição, certificação e transmissão
O seminário, que terá carga horária de 20h e certificação para os participantes, está com as inscrições abertas para participação presencial no site https://www.sympla.com.br/evento/seminario-da-educacao-profissional-perspectivas-futuras-em-um-mundo-em-transformacao/1763364. Além disso, terá transmissão ao vivo pelo canal TV Seduc RS no Youtube.