Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Novos psicólogos e assistentes sociais da Seduc se preparam para começar a atuar junto à Rede Estadual em 2023

3º Encontro do Núcleo dos novos profissionais segue até o dia 9 de fevereiro na sede do Senac, no Centro da Capital

Publicação:

1
Secretária Raquel Teixeira em evento na manhã desta terça-feira (7), na sede do Senac, no Centro da Capital - Foto: Flávio Cunha
Por Diego da Costa

Após o ingresso de 13 assistentes sociais e 20 psicólogos, por concurso público, para atender as demandas socioemocionais dos estudantes e do corpo docente, por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu, nesta terça-feira, 7 de fevereiro, a abertura do 3º Encontro do Núcleo de Assistentes Sociais e Psicólogos da Rede Estadual.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, esteve presente enfatizando a importância das políticas públicas educacionais e a disponibilização de serviços que atendam alunos e profissionais na sua integralidade. O evento, que ocorreu na sede do Senac-RS, no centro da Capital, ainda segue com painéis e debates até o dia 9 de fevereiro.

A constituição deste núcleo baseia-se na promulgação da Lei nº 13.935/2019, que prevê a prestação de serviços de assistentes sociais e psicólogos na Educação Básica. Além disso, de forma transversal às ações nas instituições de ensino, estes novos 33 profissionais atuarão de forma concomitante no Programa Cipave+ e no Programa Saúde na Escola (PSE), que trabalham diretamente na saúde física e mental de educadores e alunos.

Enfatizando a importante ação dos Estudos de Recuperação, a titular da pasta conversou com os profissionais para que prestassem também, durante o ano letivo, o apoio a estes alunos que acabam evadindo da escola.

“É fundamental a permanência do aluno na escola. É ali que ele aprende a resolução de conflitos, que aprende a colaborar, a dividir, a ser tolerante, a ser respeitoso, a serem ativos, a serem estimulados pelos colegas e professores a desenvolverem habilidades. Portanto, a chegada destes novos profissionais irá contribuir de forma direta para a garantia da saúde mental e para o atendimento psicossocial das comunidades escolares”, destaca.

Ainda, de acordo com ela, é preciso que o psicólogo e o assistente social estejam conectados com o espírito e a missão da secretaria no pós-pandemia e no mundo do século 21.

“Essa integração entres as áreas da saúde e da educação visa trazer o bem-estar mental e físico de alunos, professores, pais, equipes diretivas e comunidade escolar. Um olhar atento à vida do aluno com o intuito de preservar sua qualidade de vida e suas habilidades socioemocionais”, conclui.

Um dos alunos convidados para participar do 3º Encontro do Núcleo de Assistentes Sociais e Psicólogos da Rede Estadual, foi o escritor, fotógrafo, estudante, palestrante, empreendedor, influenciador digital e CEO de uma ONG, João Lucas de Oliveira. Suas palestras tratam sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

“Um dos locais mais importantes para se verificar o estado emocional do aluno é na escola. Muitas vezes na família nós temos um grau de exigência que não nos permite falar sobre muita coisa. Não há diálogo. Muitas das pessoas que me ajudaram foram os professores, mas também há, por parte da maioria deles, o despreparo em como agir com o aluno. Então, eu acredito que, por meio destes novos profissionais, haverá uma melhoria significativa desta abordagem”, explica.

Programação do 3º Encontro do Núcleo de Assistentes Sociais e Psicólogos da Rede Estadual

A programação segue os dias 8 e 9 de fevereiro, na sede do Senac, no centro da Capital, com debates em torno da política de Educação do RS; Cenários dos Programas e Projetos da Seduc; construção do Plano de Trabalho e Definição do Cronograma de Trabalho do Núcleo de Assistentes Sociais e Psicólogos; bem como organização das equipes e fortalecimento de forma coletiva e participativa das atribuições e diretrizes das atividades profissionais a nível de Estado.

Presenças

Ainda esteve presente no evento a coordenadora do Núcleo de Assistentes Sociais e Psicólogos da Seduc, Salete Maria Kirst.

 

 

 

 

Secretaria da Educação