Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Módulo II da Formação Continuada da Escola Gaúcha está disponível a partir desta quarta (8)

Curso para professores tratará da elaboração do Currículo Referência do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Publicação:

Módulo II da Formação Continuada da Escola Gaúcha segue até o dia 4 de maio
Módulo II da Formação Continuada da Escola Gaúcha segue até o dia 4 de maio - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A partir desta quarta-feira, 8 de abril, o Módulo II da Formação Continuada da Escola Gaúcha está disponível diretamente pelo Portal da Educação. O curso tratará da elaboração do Currículo Referência do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao todo, mais de 42 mil docentes da Rede Estadual de Ensino devem participar da formação que segue até o dia 4 maio.

Com duração de 40 horas, a formação, que conta como carga horária para os professores e é obrigatório para os docentes durante o período de suspensão das presenciais, será dividido em duas partes. Na primeira, que ocorre até 19 de abril, serão debatidas as questões legais e conceituais da formação do currículo. Na segunda, que vai do dia 20 de abril até o final da formação, os educadores irão contribuir efetivamente apresentando os objetos de conhecimento e as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em todas as disciplinas no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, reforça a participação dos docentes no curso: “É fundamental que os professores da Rede continuem aprimorando seus conhecimentos durante o período de suspensão das aulas presenciais. Por meio da participação nos cursos, seguiremos construindo os caminhos para melhoria da educação do Estado”, afirma.

O diretor do Departamento de Educação da Seduc, Roberval Furtado, ressalta a importância da continuidade do curso de formação dos professores. “Concluímos o Módulo I do curso de Formação Continuada da Escola Gaúcha com a efetiva participação dos professores. Agora, iniciamos o Módulo II, em duas etapas, com o desafio de retomarmos os estudos acerca do tema currículo e, ainda, elaborar de forma coletiva o Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, que será o documento balizador de todas as escolas”, explica.

Módulo I

O Módulo I de Formação Continuada da Escola Gaúcha, destinado a todos os professores, equipes diretivas e pedagógicas do Estado, poderá ser concluído na plataforma até 20/04 para todos que tiveram dificuldades em realizar a inscrição dentro do prazo e que abriram chamado na Central de Atendimento.

 O curso aborda conceitos sobre o currículo e oportuniza o conhecimento da importância da Escola Gaúcha: Política de Educação da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Para acessar o conteúdo do curso clique aqui.

 

Confira o cronograma de formação do Módulo II por grupo de professores

 

Grupo de professores

1ª etapa

 2ª etapa

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

      8/4 a 11/4

    20/4 a 24/4

Anos Finais do Ensino Fundamental

     12/4 a 15/4

    25/4 a 29/4

Ensino Médio

     16/4 a 19/4

    30/4 a 4/5

 

Secretaria da Educação