Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Missão do Ceará vem ao RS mostrar avanços na educação com incentivos via rateio de ICMS

Publicação:

Crédito: Lucas Nogare
Crédito: Lucas Nogare
Por Pepo Kerschner/Ascom Seplag

Algumas das razões que levaram o sistema educacional do Ceará a tornar-se referência nacional, em especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental, serão debatidas nesta quarta-feira (7/8), em Porto Alegre, durante o 1º Workshop RS/CE. Organizado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do RS (Seplag), o evento busca compartilhar boas práticas na gestão pública entre os dois Estados.

Um dos temas centrais que serão abordados pela missão do governo cearense é a estratégia pedagógica que inclui incentivos, premiação, autonomia e reciclagem de professores, além de um rígido controle de frequência às aulas.

Entre as medidas adotadas para mudar o cenário da educação nos últimos dez anos, o Ceará buscou incentivar os municípios, através de novos critérios no rateio do ICMS, a melhorar seus indicadores. Conforme o Ideb, entre as 100 melhores escolas públicas do país, 77 estão localizadas no Ceará.

A taxa de abandono na rede municipal de Fortaleza, por exemplo, reduziu de 15% dos estudantes em 2008, para 0,9% dez anos depois. O índice de reprovações também reduziu, no período, de 13% para 3,5%. Esses avanços serão abordados logo na abertura do 1º Workshop RS/CE, durante painel com a participação do secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Benevides Filho.

Por determinação do governador Eduardo Leite, o governo gaúcho estuda mudanças na distribuição do ICMS para as 497 cidades com objetivo de incluir a educação entre os critérios de rateio da arrecadação. “Queremos, com isso, estimular as prefeituras a melhorarem a gestão da educação municipal, já que o desempenho escolar vai impactar diretamente na receita”, afirmou Leite, em reunião com secretários e técnicos do governo na última semana.

Desenvolvimento

O seminário acontece no auditório do Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag) com uma programação que tratará de diversos temas e troca de experiências entre os dois Estados. Ainda na parte da manhã, haverá um painel para apresentação dos órgãos de assessoria e de pesquisas econômicas e sociais.

À tarde, o evento tratará de temas como a transformação fiscal, o desenvolvimento econômico, avaliação de políticas pública e os desafios dos Estados para alcançar o equilíbrio fiscal. Na quinta-feira (8/8) estão programadas oficinas temáticas na Seplag, onde grupos técnicos dos dois governos irão detalhar os temas apresentados no dia anterior, e tratarão ainda da revisão de incentivos fiscais.

Confira aqui a programação. 

Serviço:

O quê: 1º Workchop RS/CE – Boas Práticas na Gestão Pública
Quando: quarta-feira, dia 7/8
Horário: 9h 
Local: auditório do Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag), na rua Duque de Caxias, 1.691 – Centro Histórico - Porto Alegre

Secretaria da Educação