Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Live promovida pelo Sebrae destaca a importância do comportamento de liderança dos educadores

Segundo episódio da série, realizado nesta segunda-feira (29), contou com a palestrante Priscila Boy

Publicação:

A palestrante Priscila Boy abordou, no encontro desta segunda-feira (29), o papel de liderança do professor
A palestrante Priscila Boy abordou, no encontro desta segunda-feira (29), o papel de liderança do professor - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

O Sebrae RS realizou, nesta segunda-feira, 29 de junho, a segunda edição da iniciativa “CER com você, professor!”. Com o tema “Educador enquanto Líder”, a live, transmitida pelo canal do Youtube CER Sebrae, contou com a presença de Priscila Boy.

Ela é pedagoga, escritora, consultora e palestrante. Mestre em Ciência da Educação, pós-graduada em Antropologia Filosófica e docência do Ensino Superior, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, é autora das obras: "Inclusão: Plante esta ideia no seu coração", "Inquietações e desafios da escola", "Afinal, quem manda nesta casa? - Educando filhos nos dias atuais", e "Qual é a cor do amor?".

Durante a apresentação, a especialista destacou o papel do professor como uma referência para o estudante. “Um educador exerce a liderança e ser um líder é, antes de tudo, uma responsabilidade e um privilégio. É a atividade de influenciar e inspirar pessoas fazendo com que elas se empenhem, voluntariamente, nas ações propostas”, explicou.

Ainda, durante o encontro, a palestrante enalteceu a importância dos professores compreenderem e absorverem o entendimento sobre as competências cognitivas, comunicativas e socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“O professor enquanto líder reúne habilidades como adaptabilidade, proatividade, empatia, autoridade para exercer sua função, entre outras. Estas características trazem inúmeros benefícios junto aos alunos e permitem a autoconsciência, o autoconhecimento e o autocuidado”, reiterou.

Próximos encontros

No terceiro episódio, o tema será a importância das habilidades e competências que os educadores devem desenvolver nos novos tempos. O quarto e último episódio tratará da importância de o professor do século 21 trabalhar temas como inovação, mundo digital e valores humanos.

Sobre o CER com você, professor

O “CER com você, professor” foi idealizado pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), a pedido da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), como forma de atender os 60 mil educadores da Rede Estadual. O projeto cresceu e, por isso, o Sebrae resolveu dar abrangência nacional ao conteúdo. Os quatro episódios serão exibidos em tempo real e, depois, ficarão gravados, no canal do Youtube CER Sebrae.

Secretaria da Educação