Live aborda Feira das Trilhas e Pesquisa de Interesse para estudantes do Ensino Médio Gaúcho
Publicação:

Com o objetivo de incentivar a participação dos estudantes da rede estadual no aperfeiçoamento do currículo do Ensino Médio Gaúcho, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta terça-feira (18/09), uma live sobre a Feira das Trilhas e a Pesquisa de Interesse. A transmissão, realizada no canal TV Seduc RS, do YouTube, foi direcionada aos estudantes da primeira série do ensino médio. Até o dia 7 de outubro, eles poderão responder a um questionário que servirá de base para colher informações e realizar melhorias nas trilhas curriculares.
Durante o encontro, que contou com a presença de professores da rede estadual, a Coordenadora do Ensino Médio da Seduc, Kátia Rocha, comentou que o envolvimento de todos é fundamental, pois permite construir um currículo mais alinhado com as expectativas dos estudantes. "Pretendemos, cada vez mais, fazer o ensino médio com uma cara gaúcha. Para isso, precisamos que os estudantes nos digam como está o ensino. Então temos por hábito fazer lives, pesquisas e perguntar para a rede se as coisas estão fazendo sentido dentro de um projeto de vida", afirmou Kátia.
Com o novo modelo de Ensino Médio Gaúcho, implementado em 2022, os estudantes, a partir da segunda série, escolhem trilhas que estão vinculadas às áreas de conhecimento. Desde 2023, a Seduc realiza um trabalho de escuta, que permitiu organizar as demandas de maior interesse.
Um dos resultados das pesquisas anteriores foi a priorização do currículo em dez trilhas, além da criação dos cadernos de aprofundamento do Enem, elaborados por uma equipe da Seduc como material de apoio.
Feira das Trilhas mobiliza estudantes nas escolas de Ensino Médio
A Feira das Trilhas, que se estende até o dia 30 de setembro, ocorre nas escolas estaduais de Ensino Médio, oferecendo aos estudantes uma mostra das opções disponíveis. Para isso, em cada escola, são escolhidos professores que agem como embaixadores, possuindo a função de apresentar as trilhas e orientar sobre a escolha e os conteúdos. Eles também escolhem porta-vozes entre os estudantes, que se dedicam a estimular os colegas a entenderem o currículo.
Paralelo a isso, conforme explicado ao longo da live, a pesquisa de interesse é um questionário disponível no site Ensino Médio Gaúcho. O público-alvo que deve responder ao formulário são os estudantes da primeira série do ensino médio de todas as escolas estaduais, incluindo, portanto, Ensino Integral, Quilombolas, Indígenas, Especiais e Bilíngues. A partir das respostas, serão organizadas as trilhas preferenciais para o ano de 2025.
Antes de responder à pesquisa, é preciso se cadastrar no site. O login individual é a palavra “estudante”, em letras maiúsculas, seguida de um hífen e o número da matrícula do participante. Já a senha são os quatro últimos dígitos da matrícula. No formulário, os estudantes selecionam, por ordem de preferência, as três trilhas de aprofundamento que mais desejam cursar na segunda série em 2025. O site traz ainda informações sobre as trilhas, como as ementas, componentes curriculares e carga horária.
Para demonstrar como a Feira das Trilhas funciona na prática, também participaram a professora Marluce Fagundes, embaixadora das trilhas na Escola de Ensino Médio Almirante Barroso, de Porto Alegre, e as estudantes Jeniffer da Silva Melo e Ana Eliza Mello, da primeira e da segunda série do Ensino Médio, respectivamente.
"O objetivo é mostrar que os itinerários estão relacionados não só ao futuro profissional, mas também ao pessoal, pois estamos construindo estudantes em constante formação", explicou Marluce.
Jennifer, por sua vez, destacou a questão do protagonismo. "Todos nós somos protagonistas de nosso próprio futuro. Pesquisar as trilhas, responder as perguntas e ter cada vez mais interesse é fundamental", ressaltou.
Já Ana comentou sobre sua experiência com o currículo. “Quando eu estava no primeiro ano, estava bem perdida. Não sabia o que eu queria. Depois eu me achei por conta das trilhas, me encontrei na área de Humanas. Às vezes, o desinteresse pode ser a falta de informação”, disse.
Além disso, existem especificidades conforme as diferentes modalidades de ensino. Nas Escolas de Tempo Integral, além das 10 trilhas de Aprofundamento Curricular, serão oferecidas duas trilhas de qualificação profissional, levando em consideração a produção econômica local, ou seja, atendendo às necessidades de cada região.
Nas escolas do campo, é possível escolher trilhas específicas relacionadas com a realidade desses estudantes, envolvendo ações sustentáveis e empreendedorismo no campo.
ASSISTA À LIVE COMPLETA ABAIXO
Mobilização para Feira das Trilhas e Pesquisa de Interesse
No dia 18 de setembro, ocorreu a Live de Mobilização para Feira das Trilhas e Pesquisa de Interesse, direcionada para incentivar a participação dos estudantes da primeira série do Ensino Médio na construção do currículo das Trilhas de Aprofundamento. Crédito: TV Seduc RS